Prefeitura realiza 1ª reunião técnica das unidades de Controle Interno do município

Controlador interno tem como missão controlar e assegurar a legalidade dos atos da gestão (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realizou na manhã desta quarta-feira (31), no auditório da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (SMGA), a primeira reunião do exercício de 2023 das unidades do Sistema de Controle Interno das secretarias municipais.

Segundo o auditor-chefe da CGM, Willian Alfonso, o controlador interno tem como missão controlar e assegurar a legalidade dos atos da gestão, garantindo assim que os objetivos e metas estabelecidos nos atos de planejamento sejam atingidos, por isso a importância do encontro.

“Vai ser uma orientação na atividade que eles têm que desenvolver durante o ano porque temos que prestar conta ao Tribunal de Contas das atividades, orientar os gestores acerca dos objetivos que serão alcançados nos programas, as metas, tudo isso faz parte desse trabalho do Controle Interno, onde as unidades têm essa função de orientar toda a gestão pública do município”, disse Willian.

De acordo com o chefe do Controle Interno do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPrev), Antônio Coelho, o Controle Interno desempenha um papel importante na capital, principalmente em relação à prevenção do desperdício público, funcionando como um fio de transparência entre a gestão e a população.

“É muito importante essa situação entre as secretarias, principalmente a importância da CGM, estreitar essas informações entre elas, porque teremos mais segurança e transparência para dividir essas informações e levar até a população”, esclareceu.

Para a controladora interna da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), Mayra Villasante, o encontro é uma oportunidade para todos os controladores das secretarias interagirem e definirem as metas para este ano.

“As pessoas que estão à frente da Controladoria são experts no assunto, espero sair um pouco mais enriquecida daqui”, expressou.

Outras notícias...