A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), iniciou a implantação do Sistema Municipal de Gerenciamento de Projetos. O objetivo do sistema é atuar na gestão com foco em resultados, acompanhando desde o planejamento, execução, monitoramento, controle e avaliação dos projetos estratégicos do município, independente da área, dimensões, prazos ou orçamentos.
O diretor de Planejamento Estratégico, Valdenir Junior, enfatiza que o Sistema de Gerenciamento de projetos, possibilita que a Prefeitura de Rio Branco, acompanhe as necessidades da população, padronizando tarefas rotineiras e reduzindo o número de processos para alcance dos resultados, além, de apontar as melhorias necessárias e a utilização eficaz dos recursos públicos.
“Fizemos a capacitação dos servidores sobre a inserção dos dados no sistema e apresentamos a plataforma como um instrumento que viabiliza a elaboração de relatórios e acompanhamento dos compromissos de governo definidos pela gestão”, destacou.
O treinamento para utilização da plataforma foi ministrado pelo gerente de Projetos da Empresa Facilit, Fred Augusto, que pontuou a empresa como um diferencial no acompanhamento dos projetos e no desenvolvimento da plataforma, pautado em soluções de tecnologia inovadoras para que os clientes possam interagir em sinergia como o planejamento estratégico da gestão.
“Durante essa semana realizamos o treinamento presencial com os servidores para que pudessem conhecer a funcionalidade e as principais ferramentas que a plataforma oferece. Também foram cadastrados os principais indicadores que estão relacionados aos projetos prioritários da gestão do Prefeito Tião Bocalom. Acreditamos que terá resultados efetivos quanto a evolução dos projetos e melhoria dos serviços ofertados para a população de Rio Branco”, concluiu.
A capacitação para implantação desse projeto piloto foi realizada entre os dias 22 a 25 de maio de 2023 e contou com a participação de 09 órgãos estratégicos do município. A servidora do Saerb, Michely Kretschmer, participou do treinamento e destacou que a implantação do sistema permite a rastreabilidade de informações da gestão em um único software.
“Vamos ter uma visão geral sobre os resultados das ações que planejamos e isso facilita o desenvolvimento de estratégias específicas de melhoria contínua.”