Prefeitura de Rio Branco é parceria na comemoração de um ano do projeto Rhuamm

Ação desta manhã levou alegria e conforto para as crianças e responsáveis (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Seme), esteve na manhã desta quarta-feira (24), participando da comemoração de um ano do projeto Rhuamm. Fundado pela Defensoria Pública do Estado do Acre, através do Núcleo de Cidadania, o projeto visa resguardar os direitos das crianças.

Há um ano nasceu o Projeto RHUAMM – Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos, idealizado por meio do caso do menino Rhuan Maycon, de 9 anos, que foi assassinado pela família, em Brasília, mas era natural de Rio Branco/AC.

Regiane: “O trabalho é voltado a toda situação de violação de direito que a criança esteja sofrendo” (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

O núcleo de atuação direta visa dar a celeridade necessária aos casos de violência que envolvem crianças. Sendo assim, a articulação abrange toda a rede de proteção, com foco nas escolas das redes municipal e estadual existentes na capital, como explicou a coordenadora do projeto, Regiane Machado.

“O primeiro viés de importância está dentro do nosso público que é a primeira infância na faixa etária de zero a doze anos incompleto, que está justamente na rede municipal de educação. O trabalho é voltado a toda e qualquer situação de violação de direito que a criança esteja sofrendo”, disse.

A ação desta manhã teve como objetivo levar um pouco de alegria e conforto para as crianças e responsáveis que estão nos leitos do Hospital da Criança, no setor do Into. Além da defensoria estar realizando o atendimento jurídico, houve a apresentação da equipe do Centro de Multimeios da Seme junto a entrega de um kit e um momento relaxante realizado pela Semsa, oferecendo os serviços de Auriculoterapia, Aromaterapia e Reiki.

Débora Andrade, mãe do Pedro Caique falou como o projeto é relevante para os pais e agradeceu pela Defensoria Pública junto a Prefeitura estarem realizando essa ação com serviços.

“Eu achei muito bom porque as crianças ficam muito tempo aqui deitadas, vão à escolinha e brincam com todos os brinquedos e quando vem uma atração dessas é melhor. Meu filho tem dez anos e já fica entediado. É bom para mim também que posso aproveitar o momento para relaxar e diminuir a preocupação”, declarou.