Ir para o conteúdo

Prefeitura realiza atividades em alusão ao dia Nacional da doação de leite humano

Confraternização contou com as mães doadoras do Posto de Coleta de Leite Humano (Foto: Assecom)

Com o objetivo de conscientizar a população para a importância da doação de leite humano e incentivar a prática entre mães que amamentam, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última sexta-feira (19), uma confraternização com as mães doadoras do Posto de Coleta de Leite Humano que funciona na URAP Augusto Hidalgo de Lima.

Mães participaram café da manhã e receberam kit bebê (Foto: Assecom)

As mães participaram de um café da manhã, receberam kit bebê, além de homenagens dos servidores da saúde que proporcionam às grávidas e puérperas um atendimento de qualidade, com carinho e atenção.

“ A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil e os profissionais tem um papel importante nas orientações às mães. Durante as consultas de pré-natal, atendimentos domiciliares após o parto (consulta puerperal), nos grupos de gestantes ou durante o acompanhamento dos recém-nascidos nas Unidades de Saúde, dando todo o apoio necessário para estimular cada vez mais a amamentação e a doação de leite entre as mães”, ressaltou a secretária Sheila Andrade.

Ainda segundo a secretária, toda doação recebida é encaminhada ao Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora e após passar por processamento recomendando pelo Ministério da Saúde, é ofertado principalmente para os bebês que estão internados, prematuros, de baixo peso e que não podem ser amamentados pela própria mãe.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.”

Recomendações da OMS e MS:

– Aleitamento Materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida;

– Aleitamento Materno complementado por 2 anos ou mais;

– Contato pele a pele da mãe com o bebê na primeira hora após o parto;

– Início do Aleitamento Materno na primeira hora de vida;

– Início dos alimentos complementares a partir dos 6 meses

Para doação de Leite Humano ligue: 0800 647 1060 ou 3224-1290 Banco de Leite/Maternidade Bárbara Heliodora.

Outras notícias...