Antunes, o filhotinho de anta que virou atração no Parque Chico Mendes

Bebê anta é a mais nova atração do Parque Chico Mendes (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Nascido no último dia 22 de janeiro, no Parque Ambiental Chico Mendes, o filhotinho de anta parece não se importar em ficar longe da mamãe Flor, do papai Bruno e do irmão mais velho, Bruno Júnior, que também nasceu no parque.

Mesmo tendo nascido saudável, o filhote passou o primeiro mês de vida por um período de adaptação, junto com a mãe, sob observação dos veterinários, biólogos e tratadores do parque, garantindo assim o desenvolvimento do filhote. Neste final de semana os visitantes puderam ver de perto o animalzinho, que se tornou o queridinho do parque. Crianças e adultos faziam vídeos e tiravam fotos do mais novo integrante da família de Antas.

“Eu já tinha vindo aqui outra vez, mas o novinho eu não tinha visto. Foi a primeira vez. Eu nem sabia que tinha nascido”, disse o visitante, Daniel Castro.

O encarregado do parque, Raimundo Nonato, disse que toda vez que nasce algum animal é motivo de admiração por todos os frequentadores do local.

“O novo filhote é lindo, bem malhadinho. Então, as pessoas se admiram e acham interessante.”

A anta é o maior mamífero do Brasil e o segundo maior da América do Sul, podendo viver até 35 anos e chegando a pesar até 300 quilos.

O animal está listado como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Por isso, quando nasce um filhote, é motivo de alegria para toda a equipe. Joseline Guimarães, gerente do parque ambiental, disse que uma enquete foi realizada na internet para a escolha do nome do “bebê anta”. O nome escolhido foi Antunes.

“É muito importante para toda equipe do parque, uma equipe aguerrida que gosta do que faz, todos os tratadores, os biólogos e veterinários. É sempre um prazer a gente estar cuidando de uma vida nova aqui no parque”, finalizou a gerente do parque Joseline Guimarães.