Prefeitura investe em paisagismo da cidade ao passo que promove economia

 130 espécies são utilizadas para ornamentar rotatórias, canteiros, escolas e praças da cidade (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) vem investindo na harmonia dos ambientes externos da cidade e instituições municipais administradas pelo município. As plantas ornamentais, que antes eram adquiridas fora da capital, hoje são produzidas pelo próprio viveiro existente no Horto Florestal, promovendo geração de emprego e maior economia para a gestão. São cerca de 130 espécies utilizadas para ornamentar rotatórias, canteiros, escolas e praças.

O jardineiro Renato Ribeiro diz que hoje com a atual gestão a produção está maior.

“Tudo que a gente produz vai para as rotatórias, praças, creches, escolas e outras espécies também utilizadas na cidade. Tudo produzido aqui, pela secretaria da Semeia.”

Renato mostra ainda uma das espécies que será incluída no paisagismo de uma das principais avenidas da capital.

“O nome dela é ixora e vai ornamentar a avenida Ceará. Eles estão fazendo os canteiros, para a nossa cidade ficar mais bonita.”

A Semeia também promove visitas aos espaços disponíveis no Horto Florestal. O viveiro, por exemplo, faz parte da prática pedagógica, proporcionando às escolas e instituições privadas o interesse em cuidar do meio ambiente.

Welliton Nilo Cruz da Escola de Educação Ambiental da Semeia explica que eles mostram todo o processo.

“Desde o substrato, até o momento que sai para o paisagismo do município, sempre deixamos claro que estamos trabalhando nesse paisagismo das rotatórias, para deixar nossa Rio Branco bem mais bonita.”

Outras notícias...