Ir para o conteúdo

Prefeitura intensifica ações de formação com professores do 5º ano

Este ano ocorrerá mais uma edição da Prova Brasil (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco tem intensificado as ações de formações com os professores do 5º ano do ensino fundamental visando o preparo dos alunos para as avaliações que serão realizadas no final do ano pelo Ministério da Educação (MEC).

Este ano ocorrerá mais uma edição da Prova Brasil, que avalia a aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Essa avaliação externa é realizada a cada dois anos com os alunos que estudam os últimos anos das etapas de ensino da Educação Básica. Os resultados, juntamente com a taxa de aprovação das escolas, vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Na rede municipal de ensino de Rio Branco, que oferta educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais, os alunos do 5º ano participarão desta avaliação que ocorre em todo o país. Rio Branco tem se destacado nas últimas avaliações da Prova Brasil com uma boa nota no IDEB.

Durante a Pandemia de Covid-19, que afetou muito o funcionamento das escolas, houve um grande prejuízo na aprendizagem dos alunos.

“Essa será a primeira aplicação da Prova Brasil após a pandemia de covid-19 e esperamos poder contribuir com o trabalho dos professores de forma que eles tenham mais condições de elevar a aprendizagem dos alunos”, destaca o professor Hélio Guedes, gerente do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Esse departamento possui uma equipe de professores formadores responsáveis pelo acompanhamento pedagógico e implementação de encontros formativos com professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O Professor também destacou o esforço dos demais docentes da rede municipal em participarem das formações realizadas pela Seme onde são discutidas propostas de intervenções e situações de aprendizagem para serem implementadas em sala de aula, sendo que algumas dessas formações estão ocorrendo no turno da noite, como realizado na última quinta-feira (4) no Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

“Participar desses encontros, muitas vezes numa terceira jornada de trabalho no mesmo dia, não é fácil e mostra o compromisso dos nossos professores em melhorar a aprendizagem de seus alunos. Temos uma boa participação dos professores e coordenadores pedagógicos de nossas escolas”, ressaltou Hélio.

A Seme elaborou um cronograma para formações com os professores do 5º ano e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental até o mês de outubro, quando o Ministério da Educação inicia a aplicação da Prova Brasil em todo o país.

Outras notícias...