
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quarta-feira (26) a campanha de vacinação bivalente contra covid-19 para maiores de 18 anos que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário, ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.
“Hoje a gente começa a campanha a partir dos 18 anos para pessoas que já têm duas doses da monovalente, e que já faz quatro meses que tomou a última dose. Essa dose está disponível para todo esse público nas unidades de saúde”, explicou a enfermeira técnica de vacinação, Gilmara Lopez.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira, até o momento foram vacinadas aproximadamente 10 mil pessoas, segundo informações do Programa Nacional de Imunização (PNI), mas a procura ainda é baixa.
“A procura está muito baixa nas nossas unidades, desde quando iniciamos a campanha que foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde os imunizantes e agora nós já iniciamos a vacinação para as pessoas acima de 18 anos de idade. Esperamos que esse número aumente a cada dia”, disse Leandro.

O diretor de vigilância informou que esse movimento na capital foi um pedido do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom. Ele aproveitou para convidar a população para procurarem uma unidade de saúde para atualizar sua caderneta de vacinação.
“Precisamos evitar que estas doenças imunopreviníveis circulem no nosso meio.”
“Nossa orientação é que todos se vacinem, fiquem com o esquema completo para uma melhor proteção, porque se pegar, pega de uma forma bem leve, que não precisa de hospitalização”, enfatizou Gilmara.
Dona Maria das Graças, de 70 anos, foi na unidade de saúde Roney Meireles se imunizar e reforçou a importância da vacina.
“Pela saúde da gente, né!? Tem que aproveitar, não pode deixar passar em branco.”
As unidades de referência para atendimento são:
– Ary Rodrigues
– Augusto Hidalgo de Lima
– Dra. Claudia Vitorino
– Francisco Augusto Bacurau
– Maria Barroso
– Roney Meireles
– Rosângela Pimentel
– São Francisco
– Valdeísa Valdez
– Vila Ivonete
– Policlínica Barral y Barral
O Atendimento é das 8h às 16h.