Prefeito de Rio Branco prestigia certificação de formandos do Arte na Comunidade

Jovens mostram seu talento no projeto Arte na Comunidade (Foto: Dircom)

O prefeito Tião Bocalom participou nesta sexta-feira, 23, da certificação de 20 adolescentes, concludentes do curso desenvolvido pelo Projeto Arte na Comunidade, e aplicado pelo professor de artes Jesaia Teixeira, para estimular a pintura em tela. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural Taquari e contou com a presença do presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Pedro Aragão, além de familiares dos jovens.

Jesaia Teixeira falou da importância de ter levado essa ajuda em forma de arte para a comunidade onde ele nasceu e cresceu. “Eu nasci e me criei neste bairro. Sou professor de artes e tive o Projeto Arte na Comunidade, aprovado pela FGB, por meio do fundo de cultura do município, nada mais justo que dividir conhecimentos com esses talentosos jovens do meu querido Taquari”, observou.

O presidente da FGB ressaltou o empenho da comunidade em transformar uma área que estava sendo usada para as mais variadas atividades ilícitas em um espaço de cultura referência para jovens e adultos.

“A fundação apoia esse tipo de manifestação cultural, e onde houver ações como esta estaremos empenhados em promover. Aqui era uma lavanderia pública que nunca funcionou. A comunidade lutou e conseguiu dar vida a esse espaço. Seguindo orientação do prefeito Tião Bocalom, fomentaremos as diferentes manifestações de cultura na cidade”, colocou Pedro.

Admirador da arte, como linguagem universal, meio pelo qual se pode despontar a expressão de sentimentos, percepções e sensibilidades inerentes ao ser humano, o prefeito Tião Bocalom, anseia que a Prefeitura de Rio Branco, em sua gestão, seja um instrumento facilitador para o crescimento pessoal, educativo e profissional da juventude. O prefeito lembrou que mesmo com as dificuldades do período de pandemia o Centro Cultural “respirou” arte e cultura com produções artísticas dos alunos.

“Participar da entrega de certificados para nossa juventude é muito prazeroso, porque, quando jovem participei muito nessa área de artes. Eu gosto de pintura, de fazer letreiros, teatro, gosto do violão e da boa música, futebol e vôlei, sou apaixonado por tudo isso e agora como prefeito tenho a oportunidade de fomentar. Só tenho a agradecer a Deus por esse momento”, disse Bocalom.

O líder comunitário Jonathan dos Santos, conhecido como Chiclete, realçou que os talentos criativos e as habilidades que não se evidenciam pelos métodos tradicionais, podem se desenvolver através de processos artísticos pelo emprego da arte em suas diferentes facetas.

“Quero agradecer ao prefeito que abrilhantou nosso evento. Foi uma luta da comunidade para transformar esse espaço, em casa de arte, a vinda do prefeito nos enche de esperança”, observou Chiclete.