Ir para o conteúdo

Rio Acre apresenta vazante de 4 cm; 1.300 pessoas estão abrigadas no parque de exposições

Refeitório no parque de exposições – 5 refeições diárias (Foto: Val Fernandes / Assecom)

Enfim o Rio Acre começa a dar sinais de vazante. Nesta segunda-feira (3), o nível do rio abaixou 4 cm, chegando a 17,68m na medição das 15h, ante os 17,72m que apresentava às 6h.

A medição é realizada 5 vezes ao dia, com intervalos de 3 horas entre elas, no período entre às 6h e 18h.

Cap Brito: “O rio já apresentou sinal de vazante de 4 cm do pico máximo que ele chegou.” (Foto: Val Fernandes/ Assecom)

O capitão da Defesa Civil Municipal, José Brito, que coordena as ações no parque de exposições, diz que a expectativa é que o nível do rio continue baixando, mas que o retorno das famílias para suas casas ainda levará alguns dias.

“O rio já apresentou um sinal de vazante de 4 cm do pico máximo que ele chegou, isso para nós é uma tranquilidade, porque a gente consegue administrar tanto a construção quanto a organização do espaço. Estamos aqui desde sábado, dia 26 de março, acolhendo essas famílias. Com relação ao retorno dessas famílias (para suas casas), é claro que nós vamos aguardar, mesmo que seja uma vazante considerável nós temos uma margem de segurança, a Defesa Civil só vai devolver essas famílias quando tiver em uma margem de segurança e não correr o risco do rio inundar novamente e termos que recomeçar todo o processo.”

Rila Freze: “O prefeito orienta que acolhamos todos com humanização e dignidade” (Foto Val Fernandes / Assecom)

Enquanto a cheia permanece, a Prefeitura de Rio Branco continua acolhendo às famílias afetadas com zelo e dignidade. A Diretora da SASDH, Rila Freze, explica como se dá esse acolhimento no parque de exposições, onde já se encontram 460 famílias abrigadas, que somam um total de 1.301 pessoas.

“O nosso prefeito todos os dias vem aqui, orienta todas as secretarias a atender as pessoas com humanização e sempre com muita dignidade. A gente está aqui todos os dias com atendimento médico, a Secretaria de Assistência Social é a responsável pela triagem, pelo acolhimento, pelo acompanhamento nos abrigos dessas famílias. Temos aqui alimentação, que está sendo gerenciada pela Seme (Secretaria Municipal de Educação), temos serviços 24 horas por dia, sempre cuidando dessas pessoas para que elas sintam-se acolhidas e que esse sofrimento seja amenizado”, explicou.

Outras notícias...