
O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo. Na tarde desta sexta-feira (31), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu em seu gabinete o deputado federal Cel. Ulysses Araújo e apoiadores da causa autista. A visita teve o objetivo de convidar o prefeito e pedir o apoio da prefeitura na “Corrida Azul” que será realizada dia 9 de abril. Faz parte da equipe o vereador Ismael Machado, idealizador da lei municipal n° 2.428 de 09 de maio de 2022, que determina que a primeira semana do mês de abril será dedicada a atividades alusivas a conscientização sobre o espectro autista.
“Nós, aqui no município de Rio Branco, através de uma lei que idealizamos instituímos a semana de conscientização do autismo. Essa lei visa divulgar, dar publicidade, promover, criar, atividades em favor dessa causa, combatendo o preconceito e informando sobre a garantia de direitos, fazendo a inclusão e dentro dessas atividades nós temos a corrida azul.”
Cel. Ulysses disse que essa situação não é fácil psicologicamente para as pessoas.
“Nossa ideia é investir, alocar emendas. A corrida é um ato especifico, para divulgação, para que as pessoas possam comprar a ideia também, e não participar somente da corrida, mas participar da situação de sentimento com as pessoas que sofrem, que têm um filho autista.”
A administradora Sara Moreira, idealizadora da corrida azul, explicou que sua motivação sempre foi o filho. Ela afirmou que em 2020 correu sozinha, e decidiu que todo dia 2 de abril ela correria pela causa autista. Aos poucos esta ação foi ganhando mais apoiadores e participantes. Sara disse que não esperava que a corrida ganhasse tantos adeptos.
“Em 2021 ficamos em um grupo de 38 pessoas, levamos nossas crianças, em 2022, 173 adultos e 27 crianças. Foi um momento muito lindo, com público maior e esse ano de 2023 estamos com 100 crianças inscritas, já confirmadas e a participação de no mínimo 400 pessoas. Dois autistas adultos que irão correr 5 km, então tudo voltado para as famílias, especial para as crianças, então elas todas receberão troféu de participação, pois tudo isso é feito para elas, para nossas famílias.”
O prefeito, Tião Bocalom, falou que só quem tem um filho autista sabe das dificuldades para a família.
“É muito importante que todos saibam o que é realmente o autismo, e o que é ter uma criança autista dentro de casa, dentro da escola, então eu faço o convite a todos para participarem no dia 9 de abril desta corrida que é muito importante.”