Prefeito de Rio Branco mostra ao senador Marcio Bittar logística da gestão para atender as famílias atingidas pela cheia

Prefeito agradeceu ao senador por representar a bancada e ter visto pessoalmente o que a prefeitura tem feito (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do senador Marcio Bittar e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten. Cor. Cláudio Falcão, cumpriu uma extensa agenda na manhã desta sexta-feira (31), iniciada no galpão de distribuição dos sacolões, kits de limpeza e fardos de água.

No local, que também contou com a presença dos secretários, funcionários e voluntários, o prefeito reafirmou seu compromisso com os moradores da capital acreana que têm vivido esse difícil momento de enxurrada dos igarapés e enchente do rio.
Segundo o gestor, já são mais de R$ 20 milhões de recursos próprios para a assistência das famílias, que vai desde a compra de mantimentos até o Projeto Recomeçar que já está previsto para ser votado na Câmara na próxima semana.

“Estamos reafirmando o compromisso de 17 vereadores e eu como membro da mesa e vice-presidente da Câmara. Estou trazendo o nosso compromisso em nome do nosso presidente Raimundo Neném e de todos os vereadores que quando esse projeto chegar, rapidamente ele será aprovado, pois vai ajudar Rio Branco”, disse a vereadora Lene Petecão.

Em seguida, prefeito, senador e comitiva foram para a escola Alvaro Vieira da Rocha, um dos abrigos do município para as famílias que não tinham para onde ir.

Segundo o diretor de Planejamento Social e Operacional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Ivan Ferreira, neste momento, as famílias estão no aguardo da autorização da Defesa Civil Municipal para que elas possam retornar para seus lares em segurança. Quando o assunto é o abrigo do Parque de Exposições, ele explica que de acordo com a contagem das 13h desta sexta-feira, o abrigo está com 309 famílias, sendo 888 pessoas, e a tendência é que esse número continue subindo.

“O Parque de Exposições está aberto 24h, estamos recebendo famílias a todo momento devido o aumento do volume do Rio Acre, estamos de prontidão como assistência social com o trabalho de toda a prefeitura, acolhendo para que as pessoas que estão sofrendo possam receber, por parte da municipalidade, um conforto com muita dignidade”, enfatizou.

Saindo da escola, eles seguirqm para o comando do Corpo de Bombeiros, onde conversaram com o cel Charles Santos, comandante da corporação sobre a parceria entre Estado e Município no resgate das famílias atingidas.

“É o primeiro atendimento e tem que ser o mais rápido possível, o município tem conhecimento de todo o detalhamento dos bairros porque você tem que ir ao encontro da população dentro do bairro. Então, essa parceria visa justamente atender de forma mais célere a população que tanto precisa neste momento de emergência”, declarou o cel Charles Santos.

Logo após, a equipe da prefeitura e o senador Marcio Bittar, seguiram para o parque de exposições e aproveitaram o horário para conhecer a logística das refeições feitas para as famílias abrigadas.

“Desde ontem nós recebemos a autorização do prefeito Tião Bocalom para que nós fizéssemos aqui a alimentação das pessoas que estão abrigadas no parque e para as que estão trabalhando. Ontem (quinta) nós servimos bastante comida e hoje (sexta ) deu mais ainda porque chegaram mais famílias e graças a Deus não tem o que reclamar, todo mundo está satisfeito. A comida não é salgada e temos os nutricionistas que estão fazendo o comando”, explicou a secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene.

No fim da visita, o prefeito de Rio Branco aproveitou para agradecer ao senador Márcio Bittar por ter vindo como representante da bancada e visto pessoalmente o que a prefeitura tem feito.

“Eu agradeço imensamente ao senador Marcio Bittar por ter vindo acompanhar o nosso trabalho, sei que é um momento de sofrimento com pessoas que perderam tudo. A vinda do senador para verificar in loco tudo que a prefeitura em parceria com o estado está fazendo, é fundamental. E aqui no parque, onde temos mais de 800 pessoas, para nós é fundamental. Estamos correndo atrás de amenizar o sofrimento das pessoas, sabemos que não resolve, mas estamos atrás de amenizar”, disse o prefeito.

O senador disse que a situação é uma tragédia, tendo em vista que algumas famílias ainda estão se recuperando da enchente de 2021. Ele parabenizou a prefeitura e enfatizou que a partir do poder que a bancada passou a ter no Congresso Nacional, ele, junto aos demais senadores, buscarão destinar recursos da própria bancada para soluções definitivas tanto para o igarapé São Francisco quanto para o Rio Acre.

“A Prefeitura de Rio Branco está de parabéns! Vai gastar entre o que já foi e o que está previsto, mais de R$ 20 milhões dos cofres da própria gestão e o Governo Federal também está ajudando e vai ajudar mais. Logo, vem o momento da reconstrução, o prefeito vai a Brasília e a bancada inteira estará ao lado dele para esse outro momento que é mais recurso para a reconstrução. É bonito ver o empenho do prefeito e das pessoas, funcionários e voluntários que se disponibilizaram a servir a refeição… dentro do sofrimento como disse o prefeito, amenizando a dor de muitas famílias”, ressaltou.