
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reuniu na noite deste sábado (25), todos os secretários municipais para, juntos, definirem os últimos detalhes da Megaoperação que vai iniciar na manhã deste domingo (26), a Operação Dignidade, que auxiliará as famílias atingidas pelas enxurradas, neste momento de retorno para casa.
De acordo com o chefe de Gabinete, Artur Neto, para que a prefeitura possa atender de forma efetiva os atingidos pelas águas, as dez regionais foram divididas e serão coordenadas por duplas de secretários que irão com todo o suporte de caminhões-pipas, kits de limpeza, sacolões e equipes para auxiliar. Segundo Artur Neto, nesta primeira etapa serão distribuídos 2 mil sacolões e 2 mil kits de limpeza.
“Nós vivemos um momento que ainda estamos socorrendo até pela enchente do rio Acre, mas existe também essa operação de retorno para casa. Amanhã nós vamos iniciar uma Megaoperação, em todas regionais e bairros atingidos pela enxurrada dos igarapés. São famílias que já estão retornando para casa e estaremos fazendo uma operação de limpeza, distribuindo kits e sacolões às famílias”, disse.
Ainda durante a reunião, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Francisco Bezerra, informou que a partir disso o Estado vai assumir todos os abrigos que estão em escolas estaduais.
“São 16 abrigos. Aprefeitura fica com os 12 municipais, administra esses e mais três abrigos da área social. Além disso, estaremos montando o Parque de Exposições e também ficou para a competência da prefeitura atender os bairros atingidos pela enxurrada dos igarapés. São muitas famílias que precisam de atendimento”, explicou.