
O Itinerante Fluvial Saúde na Comunidade é uma ação de impacto que acontece duas vezes ao ano, organizado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para levar serviços de saúde ao encontro dos ribeirinhos.
Na última terça-feira (14), a Semsa organizou o embarque de uma equipe composta por 62 profissionais, lotados em cinco barcos grandes, dois pequenos e sete voadeiras, todos equipados com mantimentos, medicações, cortinados e tendas para a montagem nos 11 pontos em que as equipes irão parar ao longo dos 30 dias de atendimento.
As equipes estiveram no Projeto de Assentamento Barro Alto, Riozinho do Rola, na última quarta-feira (15) onde foram realizados mais de 3 mil procedimentos, sendo:
- 207 pessoas atendidas;
-
Dispensação de medicamentos a todos os pacientes atendidos (Foto: Assecom) 134 consultas médicas;
- 73 consultas de enfermagem;
- 53 consultas odontológicas;
- 369 procedimentos odontológicos;
- 02 consultas de pré-natal;
- 14 coletas de PCCU;
- 05 planejamento familiar;
- 80 imunizações;
- 28 medicações injetáveis;
- 58 testes de glicemia capilar;
- 111 aferições de pressão arterial;
- 76 testes rápidos realizados;
- 450 preservativos distribuídos;
- 18 acompanhamentos do auxílio Brasil;
- 240 receituários de uso comum dispensados;
- 14 receituários de uso controlado;
- 450 frascos de hipoclorito dispensados;
- 450 sachês de sais de hidratação oral dispensados;
- 49 animais vacinados;
- 328 mosquiteiros impregnados entregues
“Foi um deslocamento longo pelo Rio Acre e depois pelo Riozinho do Rola. Mas a satisfação de chegar à comunidade do Barro Alto e ver a alegria com que os moradores nos recebem não tem preço. É uma sensação de dever cumprido”, disse Rejane Almeida, coordenadora do Itinerante.
Neste sábado (18), a equipe já estará se deslocando até a comunidade do Seringal Cajazeiras, local onde será realizado o lançamento oficial com a presença do prefeito Tião Bocalom. No ano passado o prefeito também foi fazer a abertura oficial do Itinerante.
“Vamos seguindo procurando sempre atender bem essas pessoas que vivem tão isoladas, até porque é uma determinação do nosso prefeito, levar saúde à todos com dignidade”, concluiu Rejane Almeida.