Prefeitura de Rio Branco realiza campanha de combate ao mosquito da dengue na Regional São Francisco

Mais de 100 agentes estão envolvidos na campanha (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira (15), na regional do São Francisco, a campanha de combate à dengue, tendo em vista que nas últimas semanas houve um aumento no número de casos por causa das chuvas que aumentaram.

“Tivemos um aumento considerável de casos de dengue, tanto no município de Rio Branco, como em outros estados do Brasil, isso é preocupante para nossa comunidade, e nós estamos aqui hoje para mostrar para a população vamos trabalhar contra a dengue”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira.

Segundo dados, em 2021 Rio Branco teve 11 mil notificações de casos de dengue, em 2022 o número reduziu drasticamente para 234 casos e nenhum registro de óbito, uma redução de 90%. Sendo reconhecida nacionalmente como a capital que pratica mente eliminou o mosquito da dengue, mas devido ao período de inverno o acumulo de água proveniente das chuvas pode ser o maior causador desse aumento de casos da doença.

Segundo Leandro, este ano foram notificados até o momento 1.344 casos. Destes 726 foram negativos, 133 positivos e 485 estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem).

“É um numero esperado para o momento, porém, não é nada confortável, então é uma situação preocupante”, falou a chefe da Divisão de Endemias, Eliana Pereira.

A prefeitura intensifica as ações de controle vetorial por meio da nebulização espacial (Fumacê), visitas domiciliares com orientações, identificação e eliminação de criadouros com aplicação de larvicida.

“Nós pedimos que a comunidade, mais uma vez, nos ajude a combater esta doença que mata e você pode ser internado se desenvolver os sinais graves. Faça essa limpeza do seu quintal, nos ajude a manter a cidade limpa, nos ajude a manter a cidade sem dengue”, enfatizou Leandro.