Logo da Prefeitura

Prefeito de Rio Branco se reúne com senadores e ministro Waldez Góes para debater fim dos lixões no Acre

Por 

|

às

Compartilhe:

WhatsApp Image 2023 03 15 at 08.44.23 1
Reunião discutiu a criação do consórcio intermunicipal para a instalação dos aterros sanitários (Foto: Gabriel Cruz)

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) Tião Bocalom esteve reunido, na tarde dessa terça-feira (14) com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na sede do Ministério, e discutiram o avanço das tratativas para a criação do consórcio intermunicipal para a instalação dos aterros sanitários e resolver o problema dos 21 municípios acreanos que ainda não se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao que estabelece o Marco Legal do Saneamento: o fim dos lixões.

Na reunião, o ministério também garantiu a liberação de recursos de emendas parlamentares destinadas ao asfaltamento e construção da ponte de alvenaria no Ramal dos Paulistas.

Também participaram da reunião os senadores Alan Rick (União/AC), Márcio Bittar (União/AC) e o diretor da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Denílson Campello, que já esteve no Acre algumas vezes para as tratativas dessa implantação.

A comitiva acreana levou a boa notícia da adesão dos prefeitos ao consórcio e agradeceu a continuidade do apoio do Ministério.

De acordo com o senador Alan Rick há mais de um ano estão com a parceria dos parlamentares, dos prefeitos, da AMAC, do governo do estado e do Ministério Público do Acre, tratando sobre o financiamento de 100% dos projetos dos aterros sanitários, através do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS).

“A continuidade desse trabalho é muito importante para os municípios do nosso estado, que estão sob Termos de Ajustamento de Conduta com prazo batendo a porta para dar fim aos lixões”, disse Alan Rick.

O prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom também agradeceu o apoio do Ministério, dos parlamentares e disse estar confiante que agora os prefeitos resolverão o problema da destinação do lixo.

“Isso tá andando bem. Se Deus quiser vamos conseguir, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, definir uma política para a destinação do lixo nos municípios do Acre. Rio Branco já tem um trabalho bom, mas os outros municípios precisam e como presidente da Amac não poderia deixar de apoiar e ajudar nesse projeto. Rio Branco está junto!”, enfatizou.

O Ministro Waldez Góes afirmou que a conversa foi muito salutar com os senadores e o prefeito.

“Estou me colocando a disposição para ir até o Acre para fazermos um seminário de Desenvolvimento Regional, ouvir a comunidade local para que a gente acerte ainda mais nas políticas públicas de responsabilidade do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.”

Outras pautas de interesse do Acre também foram tratadas, como a liberação de emendas parlamentares destinadas para infraestrutura da zona rural.

Colaboração de Lilliam Lima

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco executou serviços de terraplanagem, drenagem e manutenção de vias neste sábado, 10

Programação da Emurb contempla intervenções em ruas e ramais de Rio Branco, com

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica casa a casa neste sábado no Conjunto Universitário

A ação de vacinação antirrábica casa a casa foi realizada Prefeitura, no Conjunto

Prefeitura de Rio Branco avança com obras de drenagem para reduzir riscos de alagamentos no bairro Plácido de Castro

Prefeito de Rio Branco acompanhou a instalação de novas galerias que vão ampliar

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura