A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, se reuniu na última quarta-feira,14, com representantes da Coordenação de Inovação e Programas Especiais. Em pauta, a apresentação da proposta de extensão “Ciclo de Palestras: Interfaces, Saúde e Educação”.
O objetivo do encontro foi planejar a capacitação dos servidores da rede municipal de ensino com orientações de biossegurança para a reabertura das escolas quando for possível, com novos hábitos e estratégias para proporcionar um ambiente seguro, tendo como base os pilares descritos e preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Diante do cenário inédito que enfrentamos, é necessário planejar ações para as mudanças educacionais e sociais”, disse Nabiha.
Durante o encontro, foram apresentados todos os documentos de suporte, a exemplo da carta convite, formulário on-line e a versão atualizada do projeto de extensão, escrito de forma articulada e conjunta entre a Educação e a Saúde.
Um dos principais alertas que tem sido feito pelas autoridades de Saúde é que o retorno às aulas precisará ser cuidadosamente planejado do ponto de vista sanitário. Portanto, a adoção de protocolos de higiene será necessária para evitar, ao máximo, o contágio entre os profissionais da Educação, estudantes e suas famílias pelo novo coronavírus.
“A retomada presencial das aulas é incerta, não há como ter certeza de quando voltarão. Estamos vivendo um momento de instabilidade por conta da pandemia do coronavírus, mas precisamos estar preparados para um possível retorno e medidas necessitam ser adotadas”, disse a secretária Nabiha Bestene.