Prefeitura realiza mais uma edição do projeto Juventude na Comunidade

(Foto: Assecom)

Com o pensamento de fortalecer as políticas públicas transversais, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na quinta-feira, (16) a ação Juventude na Comunidade, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosmo Morais – Calafate.

A ação realizada pela diretoria dos Direitos Humanos, por meio do Departamento de Políticas para Juventude (DPJ),  contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação Garibaldi Brasil (FGB), levando para a comunidade atividades de saúde, educação, cultural e assistencial.

“As políticas públicas de modo transversal são necessárias, tendo em vista que vamos encontrando e descobrindo as necessidades da nossa população. Esse é o nosso objetivo: identificar e resolver. Estando unidos para promover os direitos do cidadão”, explica Rila Freze, diretora dos Direitos Humanos.

A Semsa fez atendimentos básicos de saúde, com coleta de sangue para teste glicêmico e PA, além de ter um cantinho para orientação em alusão à Semana de Prevenção da Gravizes na Adolescência, sendo este um assunto que precisa ser discutido com atenção, levando em consideração os altos índices, como explica a coordenadora da Divisão Ciclos de Vida/Programa Saúde do Adolescente da Semsa, Doroteia Rodrigues.

“É sempre gratificante trabalhar a saúde voltada para esses grupos de idosos e juventude. São públicos que são de muita vulnerabilidade e invisibilidade. No caso da campanha de prevenção, isso se trata de saúde pública, já que gera vários impactos na vida deste(a) adolescente, e precisamos voltar os nossos olhos para este público”, explica Doroteia.

Projeto Juventude na Comunidade 

O projeto Juventude na Comunidade tem por objetivo passar pelas regionais do município, levando atendimentos e proporcionando políticas públicas, atendendo principalmente jovens da capital acreana. Essa foi a 3ª edição, sendo a primeira no bairro Cidade Nova e em seguida na regional Cidade Nova.

São realizadas atividades recreativas, como: campeonatos esportivos, exercícios variados, inscrição para curso e outros. Nesta edição do Calafate foram incluídos os jovens da terceira idade, que frequentam o Centro de Convivência do idoso.

“A ação, como já foi comentado, é para ser transversal. É importante pensar e garantir os direitos de cada um e o projeto foi pensado para isso: ficar mais perto da comunidade e levar as políticas públicas aos que precisam”, finaliza Henrefany Costa, gerente do DPJ.

Outras notícias...