Logo da Prefeitura

Prefeitura realiza Campanha de Prevenção e Controle da Hanseníase em alusão ao Janeiro Roxo

Por 

|

às

Compartilhe:

WhatsApp Image 2023 02 02 at 10.04.04
Programação especial sobre a hanseníase no Acre é realizada na Casa de Acolhida Souza Araújo (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou na última segunda-feira, 30, a Campanha de Prevenção e Controle da Hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo, mês de luta contra a doença.

A ação foi realizada pela equipe da diretoria de Vigilância em Saúde, com o objetivo de orientar a população sobre a doença, conforme instruções do Ministério da Saúde (MS).

As atividades iniciariam na Casa de Acolhida Souza Araújo, com uma programação especial sobre o presente e o passado da hanseníase no Acre, realizada para os moradores, pacientes, familiares e profissionais que trabalham na unidade.

O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez, participou da atividade e comentou sobre a importância dessa ação realizada pela prefeitura e a necessidade de apoio para a manutenção da Casa de Acolhida.

“Aqui neste lugar recebemos e cuidamos de pacientes de todo o estado. Precisamos do apoio para manter este lugar e queremos que os moradores e pacientes não sejam negligenciados. Por isso, agradecemos a prefeitura por esta atividade”, comentou o Bispo.

Na terça-feira (31) foi realizado também o dia “D” para o encerramento da campanha. Foi montada a tenda da prevenção, na Praça Povos da Floresta, próximo à sede do Morhan, onde foram distribuídos material educativo, feito triagem para avaliação de manchas na pele, por meio de exame dermatoneurológico e avaliação clínica, assim como a realização de testes rápidos para ISTs (HIV, Sifilis e Hepatites Virais) e vacinação para covid-19.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira, nos últimos cinco anos tem sido detectado em média 38,8 casos novos da doença por ano.

“Para o ano de 2023, conforme as orientações do Ministério da Saúde, nossa meta é organizar um fluxo para triagem e avalição da infecção subclínica em todos os contatos dos casos positivos, pois assim vamos reduzir a incidência e trabalhar para a eliminação da doença”, comentou o diretor.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco leva 11 frentes de serviços a diferentes regiões da capital neste sábado

Equipes da Emurb atuam com tapa-buracos, drenagem, manutenção de vias, meio-fio e sarjeta

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica de casa em casa no bairro Adalberto Aragão neste sábado

Equipes da Semsa estarão no bairro neste sábado (19), das 8h às 12h,

Prefeitura de Rio Branco promove programação esportiva em diferentes pontos da capital

Atividades incluem Copa Rio Branco de Futebol Amador, torneios na zona rural e

Prefeitura de Rio Branco leva ação do Programa Saúde na Escola à comunidade rural do Polo Benfica

Atividade realizada na Escola São Pedro I abordou temas relacionados à saúde do

Nota informativa: Saerb realiza manutenção programada no Centro de Reservação Palheiral nesta sexta-feira

Serviço ocorrerá a partir das 8h e provocará interrupção temporária no abastecimento de