Para atender as pessoas que se encontram em situação de rua, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizam atividades conjuntas prestando os seguintes serviços por meio de seus equipamentos e equipes técnicas.
Equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH)
- O Centro POP desenvolve atendimentos como:
- Abordagens sociais com busca ativa;
- Alimentação diária (café, almoço e lanche);
- Local para higienização (banho, corte de cabelo e barba);
- Encaminhamentos e acompanhamentos para as unidades de saúde, entidades de acolhimento, reabilitação para tratamento de dependentes químicos, CRAS, CREAS, Ministério Público e Defensoria Pública;
- Atendimento Psicossocial;
No ano de 2022, foi criada uma sala de aula com uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos, no Centro POP, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A Unidade de Acolhimento Dona Elza atende especificamente pessoas em situação de rua, com dormitórios, higiene, alimentação, atividades físicas, lúdicas e laborais, oferta também atendimento psicológico e social, com educadores, técnicos e agentes sociais.
Realiza encaminhamentos e acompanhamentos para as unidades de saúde, encaminhamentos para entidades de reabilitação para tratamento de dependentes químicos, CRAS, CREAS, Ministério Público e Defensoria Pública.
Entretanto a equipe técnica nas abordagens sociais encontra resistência na maioria das pessoas em aceitar o atendimento para fins de acolhimento, reabilitação e tratamento de saúde nas mais diversas áreas. Vale ressaltar também que o acolhimento é voluntário, não sendo obrigatório conforme a Lei prevê, salvo por determinação judicial em caráter excecional.
A Unidade de Acolhimento de Migrantes atende estrangeiros, com dormitórios, higiene, alimentação, encaminhamento para emissão de documentos, atividades físicas, lúdicas e laborais. Oferta também atendimento psicológico e social, com educadores, técnicos e agentes sociais. Os serviços desta unidade são realizados em parceria com instituições dos governos Estadual e Federal.
Equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
O consultório de rua é uma estratégia instituída pela política nacional de atenção básica, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde com: visitas in loco, vacinação, curativos, encaminhamentos para as unidades básicas de saúde no território, encaminhamentos para o Centro de Atendimentos Psicossocial (CAPs).
Todos os serviços, hora citados, são articulados, acompanhados e monitorados pela diretoria de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e equipe.