Após o grande volume de chuva da última quinta-feira (5), os níveis pluviométricos dos rios e igarapés na capital aumentaram e atingiram algumas moradias em Rio Branco. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, ten cel Cláudio Falcão, o total de chuvas registradas, nessa quinta-feira (5) foi de 107,7mm.
O nível do Rio Acre hoje (6), às 6h, era de 9,38m. Alguns bairros no perímetro urbano tiveram suas ruas alagadas, mas não necessitaram de intervenção por parte da Defesa Civil.
“Devido ao grande volume de chuva, o Igarapé Liberdade, localizado na Vila Albert Sampaio, transbordou e atingiu várias residências. A Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) iniciaram atendimentos às 18 famílias afetadas. Uma precisou ser removida para casa de parentes”, explica o coordenador.
Durante toda a noite a Defesa Civil realizou monitoramento das famílias, assim como àquelas que residem às margens dos igarapés.
Na manhã desta sexta-feira (6), a prefeitura, por meio da Defesa Civil e da SASDH, retornou ao local para prestar ajuda comunitária, distribuindo kits e colchões, além de cestas básicas. Cláudio Falcão reforça: “Estamos no período de risco alto de inundações, enxurradas e de movimentações de massa, e que a temporada deve estender-se até abril.”