
O serviço de agendamentos e consultas por telefone (Telessaúde), da Prefeitura de Rio Branco fora desenvolvido em decorrência da pandemia da covid-19. Através do Programa, consultas e agendamentos eram realizados através de chamadas telefônicas.
Com a estabilidade da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reorganizou os critérios e condições de agendamento, otimizando assim o serviço, que chega a atender aproximadamente 12.000 usuários por mês.

A diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Semsa, Rafaela Brito, explica o porquê da manutenção do serviço.
“Com a estabilidade da pandemia, sentimos a necessidade de aproveitar esse serviço tão valioso para o município, para darmos uma nova cara para ele.”
A diretora esclarece, ainda, os novos critérios para agendamento de consultas.
“Começa pelo horário de funcionamento, das 7h às 17h, não tem interrupção para o almoço. Estamos trabalhando como uma central de agendamentos de consultas e exames de Rio Branco. Os usuários, quando são atendidos em nossas unidades e o clínico sente a necessidade de encaminhar para algum especialista, nós fazemos os cadastros nas unidades e há uma liberação desses agendamentos para as especialidades”, concluiu.
Os critérios e condições para o atendimento médico pelo Telessaúde são:
• Ser maior de idade;
• Apresentar síndrome gripal leve;
• Processos agudos leves (dor, prurido, infecção intestinal, queixas ginecológicas);
• Renovação de receita para medicamento de uso contínuo. Exceto quando o usuário estiver há mais de 6 meses sem consulta presencial e com quadro clínico instável;
• Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em caso de sinais e sintomas gripais leves e em uso de medicamento de uso contínuo.
Para os atendimentos nutricionais, os critérios são:
• Identificação do estado nutricional dos usuários;
• Identificação e análise de hábitos alimentares e deficiências nutritivas;
• Prescrição de plano alimentar individualizado;
• Acompanhar a observância dos cardápios e dietas estabelecidas para analisar sua deficiência.
O telefone do Telessaúde é 3216 – 2400.