Logo da Prefeitura

Prefeitura irá contratar profissionais de saúde para a atenção básica do município

Por 

|

às

Compartilhe:

votacao foto val fernandes 9
Câmara aprovou a contratação temporária de especialistas por seis meses, prorrogáveis por mais seis (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O grave problema de falta de profissionais de saúde, em especial de médicos, nas Unidades de atendimento da capital acreana, se arrasta há muitos anos. Pensando nisso, a atual gestão enviou à Câmara Municipal um projeto que autoriza a contratação médicos e outros profissionais da área de saúde, para suprir o grande déficit nas unidades da Atenção Básica. Uma audiência pública foi realizada na tarde desta quarta-feira (21) na casa legislativa para debater o tema.

Jonathas sec foto val fernandes 8 e1671723326279
“Concurso está previsto para segundo semestre de 2023” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O processo de contratação dos profissionais é temporário, até que a gestão homologue o concurso público, o que ocorrerá não somente para a Saúde, mas para diversas secretarias que estão com déficit em seus quadros. O concurso está previsto para o segundo semestre de 2023, como explica o secretário municipal de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago.

“A ordem do prefeito é que possamos fazer esse estudo, há uma preocupação tanto no impacto na folha de pagamento como no impacto na previdência. No segundo semestre iremos fazer concurso, a ordem do prefeito é nesse sentido, não só para a Saúde, mas para várias áreas que o município necessita.”

Entendendo a necessidade imediata da contratação desses profissionais, haja vista que quem precisa de médico não pode esperar, a Câmara aprovou a contratação temporária desses especialistas por seis meses, prorrogáveis por mais seis. Somente os vereadores Émerson Jarude, Michele Melo e Adailton Cruz votaram contra a contratação imediata dos profissionais para a Saúde.

“Quero parabenizar a secretária Sheila Andrade e o prefeito Tião Bocalom, que tiveram essa iniciativa. Nós que moramos nos bairros periféricos sabemos as dificuldades que passamos”, afirmou o líder comunitário e morador da Cidade do Povo, Róbson Silva.

sheila sec de saude foto val fernandes 6 e1671723393846
Sheila: “É de extrema importância a realização do debate” (Foto: Val Fernande/Assecom)

A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, mencionou sobre a importância da realização do debate, onde o tema pôde ser esmiuçado com mais profundidade.

“Essa audiência pública foi salutar, porque ouvirmos os sindicatos, a comunidade e, também, a gestão. Talvez (as contratações temporárias) nem seja o ideal, mas é o que podemos fazer neste momento em prol da nossa população que está precisando tanto”, afirmou.

vereador N lima foto val fernandes 1 e1671723484756
Nogueira: “A realização de concurso público  é um compromisso do prefeito” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nogueira Lima, enfatizou o fato da realização de concurso público em 2023 para as principais secretarias da prefeitura, um compromisso do prefeito Tião Bocalom.

“O que o prefeito deixou bem claro para a população e para nós vereadores, foi uma coisa nova. Ele garantiu o concurso para todas as categorias da prefeitura”, elogiou.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Emurb intensifica serviços de manutenção e infraestrutura em Rio Branco neste sábado

Equipes da Emurb atuam neste sábado com serviços de manutenção asfáltica, drenagem, remendo

Prefeito de Rio Branco acompanha avanços em obras de habitação e infraestrutura em Rio Branco

Agenda do prefeito deste sábado (20), incluiu visita às unidades habitacionais do Rosa

Rio Branco Torce Junto: torcida lota Praça da Revolução e vibra com vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Haiti

Em um ambiente de alegria, confraternização e espírito esportivo, famílias inteiras se reuniram

Transmissão pública na Praça da revolução reúne famílias, movimenta comércio e anima torcedores em Rio Branco

Prefeitura levou lazer, segurança, premiações e movimentação ao comércio local na Praça da

Prefeito de Rio Branco sanciona pacote de leis voltado à saúde, inclusão, meio ambiente e infraestrutura em Rio Branco

Prefeito sancionou medidas aprovadas pela Câmara Municipal que fortalecem políticas públicas de acessibilidade,