A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta sexta-feira (2), no auditório da prefeitura, um café da manhã, pela consciência da Promoção da Igualdade Racial, visando o combate ao preconceito, a discriminação, ao racismo e intolerância religiosa.
A diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, ressaltou que essas ações realizadas pela gestão são de extrema importância, pois têm como objetivo discutir as políticas públicas de igualdade racial.
“O município de Rio Branco está todos os dias fazendo a promoção da conscientização dos nossos gestores, como também da sociedade para que possamos ter um município melhor, sempre promovendo e trabalhando o respeito e a dignidade humana”, disse.
Segundo Jota Conceição, gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), vinculado à Diretoria de Direitos Humanos da SASDH, o encontro busca informar, tendo em vista que a população brasileira é majoritariamente negra.
“É fazer valer todas as políticas públicas afirmativas que vão na perspectiva de fazer valer os direitos humanos de todos os segmentos da nossa comunidade negra que, de acordo com o IBGE, possuímos mais de 54% da população brasileira que se autodeclara pardo ou preto, que é a junção da cor negra”, explicou.
De acordo com a palestrante, Amanda Alves, as pessoas têm a ideia de que somos todos iguais e possuímos as mesmas oportunidades, mas que isso não é verdade. Por isso, ela reforçou a importância desses encontros, para que sejam discutidas políticas públicas efetivas voltadas para a promoção da igualdade racial.
“Nós precisamos nos reunir, pensar e discutir políticas públicas para que todas as pessoas realmente consigam acessar todos os espaços de poder, educação e saúde de forma realmente igualitária e que a equidade seja o nosso norte”, enfatizou.