Prefeitura de Rio Branco promove debate em alusão ao Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal, um encontro para debater a Consciência Negra. A ação faz parte da programação municipal do Mês da Consciência Negra. Uma série de atividades que visam fortalecer as políticas de igualdade racial na capital acreana.

A partir do tema “Equidade, Igualdade e Dignidade no Combate ao Racismo, ao Preconceito e à Discriminação”, foram expostas articulações de políticas públicas no âmbito municipal que assegurem direitos às pessoas negras.

Marfisa Galvão: “Uma sociedade feliz é aquela que tem os direitos garantidos” / Foto: Assecom

As falas provocaram reflexões sobre a igualdade entre todas as pessoas e as consequências dos preconceitos enfrentados por essa parte da população, que é maioria em Rio Branco.

Jota Conceição, chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), destacou aos presentes que a prefeitura vem cumprindo as obrigações com as políticas de igualdade racial.

“Na gestão do prefeito Tião Bocalom, estamos atuando firmemente na defesa das causas sociais e humanas, e junto à secretária da SASDH e vice-prefeita, Marfisa Galvão, concentramos esforços para viabilizar a implantação de todas as políticas públicas da negritude, materializando as ações e fazendo chegar aos seus destinatários”, garantiu.

Jota Conceição – chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial / Foto: Assecom

A presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Minéia Spoltore, afirmou que os membros do Conselho estão à disposição dos vereadores que desejarem direcionar propostas e emendas à promoção da política de igualdade racial.

“Enquanto Conselho Municipal, vinculado ao DPIR, estamos aqui totalmente abertos a dialogar, nos unir e colaborar com o trabalho de cada parlamentar que queira trazer resultados às nossas causas, através do Plano Municipal de Igualdade Racial”.

A vice-prefeita e Secretária da SASDH, Marfisa Galvão, agradeceu a oportunidade dada pelos vereadores e dignificou as ações das equipes ligadas às diretorias de Assistência Social e de Direitos Humanos, que atuam diretamente na garantia de direitos.

“Quero agradecer a oportunidade de estar aqui com a nossa equipe. Acredito que uma sociedade feliz é aquela que tem os direitos garantidos. Sabemos que a luta é diária para garantir esses direitos, e vejo nos vereadores, a persistência em levantar essas bandeiras, e fazer com que esses benefícios e atividades promocionais cheguem à população que mais necessita.”

O vereador Raimundo Castrou, propositor do debate, ressaltou a importância de falar sobre as políticas de igualdade entre todas as pessoas e parabenizou as ações realizadas pelo Executivo Municipal através da SASDH.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20), foi criado em 2003 e oficialmente instituído em âmbito nacional pela Lei nº 12.519/2011.

A data está inserida no calendário nacional para relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, e é dedicada à reflexão sobre a inserção da pessoa negra na sociedade brasileira, visando, sobretudo, o combate a todas as formas de preconceitos, racismo e discriminação.