Prefeitura de Rio Branco participa de lançamento do Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude

Foram debatidos assuntos voltados ao acolhimento da criança e do adolescente (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco participou na tarde desta quinta-feira (17), por meio das secretaria municipais da Casa Civil (SMCC) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), de uma videoconferência realizada no gabinete da Casa Civil, referente ao lançamento do Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude.

Durante o encontro foram debatidos assuntos voltados ao acolhimento da criança e do adolescente abordando pontos voltados desde a equipe qualificada para realizar essa prática, até o momento em que serão realizadas as orientações à família que oferecerá esse acolhimento, como explicou o secretário-adjunto da SASDH, Francisco Bezerra.

“Estamos assistindo uma palestra com o juiz do Paraná, Dr. Sérgio Luiz Kreuz, que tem uma larga experiência nesse serviço do acolhimento familiar da criança e do adolescente e nesse sentido estamos confirmando as experiências que já temos com muitas informações que o juiz está trazendo”, disse.

O diretor de Assistência Social da SASDH, Jéfferson Barroso, explicou que além da troca de experiências, o objetivo do Fórum também foi para revisar a lei municipal já vigente, para que as crianças e os adolescentes possam ser acolhidos de forma mais digna.

“A pauta para a prefeitura é realmente a família acolhedora. É um serviço já instituído pelo município de Rio Branco. Já existe família acolhedora e o que está acontecendo agora é a revisão da lei para que as famílias passem a receber uma bolsa-auxílio”, explicou.

O secretário municipal da Casa Civil, Valtim José, enfatizou que a pauta levantada durante o encontro é de extrema relevância. Por isso a gestão já está realizando a revisão da lei municipal.

“O prefeito tem uma pressa nessa demanda para assinar esse documento o mais rápido possível e já estamos cuidando disso”, explicou.