A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), iniciou na manhã desta terça-feira (8), uma capacitação para os gestores municipais e estaduais, realizada pela consultora do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), Nila Barbosa, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Durante a capacitação, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir/AC), poderão dialogar, buscando melhorias para a implantação de políticas públicas mais efetivas de igualdade racial no estado.
A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, explicou a importância dessa atividade para o município.
“Serão três dias de capacitação, para que todos juntos possam realizar políticas públicas efetivas para promover a igualdade racial a nível municipal, estadual e nacional, de uma forma coletiva e mais efetiva”, disse.
A consultora do Senapir, Nila Barbosa, disse que serão debatidos pontos como a transversalidade política de promoção da igualdade racial e como o Senapir pode atuar nessa questão.
“Um município como Rio Branco, que adere a um sistema nacional de promoção de igualdade racial, já está dando um passo enorme para promover a igualdade e diminuir a forma racista com que os diferentes da população são tratados pelas políticas públicas”, explicou.
José Conceição, gerente do Departamento de Promoção de Igualdade Racial da SASDH, enfatizou a relevância do debate, que visa combater as desigualdades, o preconceito e a discriminação racial.
“Há 34 anos, a partir da Constituição de 88, o Brasil caminha para reduzir as desigualdades sociais e, sobretudo, promover a igualdade racial.”, disse.