O dia começa com orações, alongamentos e muita disposição no Centro de Convivência Para Pessoa Idosa, no bairro Calafate, onde a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), oferece atividades diversas que contribuem para a autonomia, sociabilidade e prevenção à situações de risco social.
Segundo a coordenadora do Centro, Emiliana Dantas, o objetivo do espaço é deixar as pessoas da terceira idade o mais confortável possível. “A gente oferece atividades físicas, passeios, rodas de conversa, atendimento de saúde. São situações em que a gente está sempre presente para que eles possam se sentir à vontade”, informou.
Entre 30 a 40 idosos participam com frequência das atividades realizadas pelo centro.
Maria de Lurdes Damasceno, de 69 anos, é uma delas e disse que faz um esforço diário para estar presente, pois, diferente dos demais, ela não mora nas proximidades e tem que sair todas as manhãs do Km 18 da estrada Transacreana para se reunir com os amigos do centro. Ela contou que passou por um momento muito difícil, antes de conhecer o espaço.
“Eu passei um ano de cama, nem comia e nem bebia, sofri. Através desse problema que eu passei, me chamaram, estou aqui e hoje me sinto feliz. Eu não largo nunca mais isso aqui”, enfatizou.
Mariza Mendonça, de 76 anos, era professora. Ela fala com sorriso no rosto o quão importante o centro é para ela e os amigos.
“A gente não se sente só, depressão não pega de jeito nenhum. Eu ia embora pra outra Cidade, mas desisti por isso aqui. Aí você vê o quanto é bom pra gente”, explicou.
O aposentado Miguel Arcanjo afirmou que sai dali com a autoestima bem elevada.
“Eu passei uns tempos sem estar aqui na academia eu me sentia opressivo, sozinho em casa, triste, mas depois que eu vim aqui, a vida mudou completamente”, desabafou o aposentado.