
O atendimento online, com o objetivo de agilizar o atendimento ao público, já era um serviço existente no site da Prefeitura de Rio Branco, desde o dia 10 de março deste ano. Mas, quem visitou o site após a última quarta-feira (03), certamente notou a presença da “Bianca”, atendente virtual que recepciona o contribuinte que busca os serviços online da prefeitura.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Cid Ferreira, a ideia de trazer uma atendente virtual originou da grande demanda de telefonemas, de procura de escritórios de contabilidade, dos contribuintes.
“Pessoas em busca de informações e a nossa dificuldade de atendente presencial para responder”.
Suellen Sassagawa, coordenadora do atendimento online, explicou que a Bianca, de imediato já pode fazer impressão de boletim de cadastro imobiliário, cadastro do imóvel, emissão de certidões negativas, emissão do IPTU em exercício 2022 e o ISS fixo do contribuinte.

“Outros atendimentos é só solicitar que cai no atendimento humano e as meninas tentam resolver”, relatou.
O secretário de Finanças ressaltou que o lançamento do robô deverá ocorrer em breve, e que a intenção é ampliar esse serviço a outras secretarias. Segundo ele, avatar ou persona virtual é uma ferramenta de marketing muito utilizada atualmente por empresas, com a finalidade de evolução do próprio logotipo.
“Em muitos casos a intenção é aproximar o público de uma “persona virtual” que representa a instituição, mas que transmite acolhimento humano”.
Suellen Sassagawa frisou que a ideia do avatar é agilizar o atendimento ao contribuinte, pois ele presta um serviço mais rápido que o atendimento humano.
“O robô presta assistência apenas para o contribuinte que está em dia com o município, em caso de pendência, o suporte pela “Bianca” fica impossibilitado, sendo realizado atendimento presencial”, explicou.