Ir para o conteúdo

Caravana de Prefeitos no Juruá encerra programação em Rodrigues Alves, com direito a comemoração e bolo de aniversário

Prefeitos da Caravana comemoram aniversário de Rodrigues Alves (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Comitiva dos Prefeitos do Acre, encerrou suas atividades no Juruá no município de Rodrigues Alves, que completou 30 anos na última quinta-feira (28). A reunião aconteceu no auditório da escola Francisco Braga de Souza e contou com a presença de 21 prefeitos e representantes dos 22 municípios do estado.

Foram discutidos vários temas que serão encaminhados aos órgãos competentes pela Associação dos Municípios do Acre (Amac). Na reunião os municípios de Porto Walter, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, receberam os mapas de seus territórios.

O IBGE deu início nesta segunda-feira (1) ao censo demográfico, o chefe do IBGE no Acre, Marcos Esteves, falou sobre o início dessa pesquisa.

“Para os entes públicos, sejam eles federal, municipal ou estadual, a importância é porque esses dados do censo demográfico trazem pra gente insumos para que se possa fazer e se planejar políticas públicas, para realizar um planejamento mais pontual, inclusive economizando recursos. Recursos esses que, para muitos municípios, é escasso”.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que hoje agrega 5.370 municípios de todo país, também esteve presente no encontro que a Amac promoveu. Carlos Alberto, do setor de Relações Institucionais da CNM, falou sobre a iniciativa da caravana.

“É uma experiência única, porque nem todos os estados fazem essa caravana, então quando a gente recebeu o convite para estar aqui com eles, foi uma forma muito grandiosa de dizer: vamos lá ver como é a região”.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, disse que o encerramento das atividades, em seu município, foi motivo de orgulho, principalmente por ser na data do aniversário da cidade.

“Vem dignificar a gente pelo que a gente vem fazendo na nossa cidade e prestigiar o aniversário da nossa querida Rodrigues Alves. A presença da caravana aqui é justamente para fortalecer cada vez mais os entes da Amac que são as prefeituras”, comenta Janilson Amorim.

Para o presidente da Amac, prefeito Tião Bocalom, o sucesso de mais uma caravana é porque mudanças foram feitas. Segundo ele o órgão deixou de ser politizado e se tornou técnico em sua gestão.

“Foi muito positiva a pauta. Deu para entender agora que devemos fazer uma associação com o cunho puramente técnico, e é isso que está o sucesso total da nossa Amac do estado do Acre. A nossa política é política de desenvolvimento local de cada município”, afirma o prefeito de Rio Branco.

Outras notícias...