Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco inicia projeto de recuperação de passarelas na capital acreana

Prefeito Tião Bocalom acompanha o lançamento da construção de passarelas no bairro Plácido de Castro (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O projeto lançado nesta segunda-feira (01), pela prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), objetiva reformar as pontes que se encontram em condições precárias em todas as regionais e que dificultam a locomoção dos moradores. O primeiro bairro a ser contemplado com a revitalização de passarelas é Plácido de Castro, na região da baixada da Sobral.

O prefeito Tião Bocalom, durante a visita ao bairro, falou do empenho da prefeitura e lembrou da importância de manter a limpeza da cidade, que o programa “Acelera Rio Branco” vem demonstrar preocupação da gestão com a Capital.

“Este ano temos esse projeto não só na questão das passarelas mas também em relação aos parquinhos também, limpezas dos igarapés e dos córregos, pois aqui há muitas habitações do lado. A população precisa nos ajudar a não jogar lixo dentro dos rios e igarapés. É um trabalho muito forte que estamos fazendo, porque nós queremos ver a nossa cidade mais limpa, mais bonita, mais organizada, para termos mais saúde inclusive”.

O secretário da SMCCI, Joabe Lira, explicou que estão sendo iniciadas 50 passarelas,  divididas pelas regionais de Rio Branco e que terminadas serão feitas mais 50.

“É um trabalho que, às vezes, parece simples, mas que é de grande serventia para a comunidade e a  prefeitura tomou para si essa situação e estará fazendo as recuperações, que vai melhorar a locomoção das pessoas, pois ali passam idosos, crianças. Então com certeza precisa do apoio e a prefeitura tem um olhar muito especial para esse tipo de ação”.

O projeto é executado com recursos próprios da prefeitura e uma parceria público privada com a indústria de madeira Agrocortex. Outra preocupação da prefeitura é com a acessibilidade das pontes.

O diretor da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), Assis Benvindo, ressaltou a preocupação principalmente com a mobilidade dos cadeirantes.

“A Emurb está aqui para poder fazer essa adequação às novas passarelas, e a gente vai fazer o encaixe com asfalto para que elas não tenham problemas, principalmente para os cadeirantes e vamos recuperar o que a gente puder recuperar de pavimento”.

O presidente da Associação de Moradores, José de Alencar, explica que a revitalização dos trapiches beneficia não somente os moradores dos bairros Plácido de Castro e João Paulo.

“Essencial para os dois bairros, e não é nem só para os dois, pois vem gente de outros bairros e passam por aqui, alunos e gente que passa para ir as igrejas. Os cadeirantes aqui que tem que arrodear por fora porque os trapiches aqui, não suportam”.

Seu Pedro é comerciante e mora no bairro há 23 anos. Segundo ele a manutenção da passarela que fica ao lado da casa dele era feita por ele mesmo, mas devido a um derrame sofrido há 5 anos, não pode mais fazer os reparos.

“Por aqui passam todos e isso vai ser muito importante, pois tem alunos que já caíram até dentro do gapó”.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, Ray Nogueira, frisou que este é um motivo de muita alegria para todos.

“A gente que tem passado dias difíceis por conta dessa situação aqui, e hoje o prefeito está vindo aqui, trazendo benefícios. Com essa revitalização e a construção dessas passarelas nesses becos vai ajudar, com certeza, a comunidade”, concluiu.

Outras notícias...