
Nessa quinta-feira, 11, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou uma videoconferência com o Centro de Atendimento às Vítimas de Violência (CAV), do Ministério Público do Acre (MPAC).
O encontro virtual foi conduzido pela diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, que junto ao departamento de Políticas para Mulheres, gerenciado por Cristina Maia, promovem políticas de apoio às mulheres vitimas de violência, assim como ações de prevenção e combate a violência doméstica.
O objetivo da reunião foi debater pautas que possam integrar condições de um atendimento com qualidade, segurança e eficácia às mulheres em situação de violência no município.

O alinhamento de fluxo e parcerias no atendimento ficaram acertados entre os setores, como também a busca de outros apoios para que a rede de atendimento funcione, tendo em vista o aumento de violência doméstica durante a pandemia.
A prefeitura tem a Casa Rosa Mulher como centro de referência ao atendimento às mulheres ameaçadas ou que sofrem algum tipo de violência.
Para a equipe dos dois departamentos envolvidos, a reunião marcou a continuidade de um importante projeto que é a luta em combate a violência, já que o Acre é um dos estados da Região Norte com maior índice de feminicídio.
“A diretoria de Direitos Humanos está comprometida na defesa dos direitos e da dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Reafirmando ainda que a gestão a qual faz parte está sempre cuidando das pessoas”, disse Rila Freze.