
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, apresentou na tarde da última sexta-feira, 8, ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), um balanço das ações realizadas pela prefeitura desde o início da gestão. Acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cuidados com a Cidade, o prefeito apresentou avanços e anseios da administração, assim como o comprometimento com a transparência das ações nesta gestão.
O prefeito explicou que a função do MPE é exatamente de ajudar na fiscalização, junto com a Câmara Municipal. Então tomou a decisão de mostrar tudo o que sua gestão já fez.
“Mostrar nossa contabilidade, não só para o MPE, mas vamos levar também para o TCE, Câmara Municipal e, se possível, levar até ao TJ também. Nosso objetivo sempre foi ter muita transparência na gestão. Segundo o Dr. Danilo, é a primeira vez que uma gestão se apresenta no MPE para fazer uma prestação de contas, como nós fizemos hoje aqui, isso é muito bom, e eu fico feliz em ser o pioneiro”.
Para o procurador geral do Ministério Público, Danilo Lovisaro, esse foi um gesto muito significativo, de acordo com ele, agir de forma bastante transparente, demonstrando compromisso em cumprir com a lei e realizar todas as atividades necessárias à execução dos atos administrativos que são importantes para a gestão pública.
“Eu entendo que isso é um gesto importante, porque mostra o MPE que é o órgão fiscalizador, o papel da prefeitura, do senhor prefeito e dos seus secretários, o compromisso com a gestão da coisa pública”.
A secretária Municipal de Saúde Sheila, Andrade, ressaltou a importância da fiscalizalização. “A gente também tem anseios enquanto gestão, nós temos também dúvidas, e o MPE está aqui, também, para nos ajudar e nos auxiliar no que nós precisamos”.
Estiveram presentes na apresentação, os secretários municipais Valtim José, Joabe Lira, Nabiha Bestene, Carlos Nasserala, o assessor de articulação institucional, Helder Paiva, entre outras autoridades.