Prefeitura de Rio Branco realiza solenidade de abertura da 1ª turma da EJA para pessoas em situação de rua

A turma conta com 70 matriculados, que serão contemplados com o ensino fundamental (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou, na tarde desta quinta-feira, 7, a solenidade de abertura da 1ª turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP).

O diretor de Assistência Social da SASDH, Jéfferson Barroso, explica que para a secretaria, essa política de atenção à população de rua é prioritária.

“Nós temos que garantir a eles dignidade. E dignidade, também é ensino. Então, essa turma é exclusiva. Eles estão na rua e tem a convivência entre si… Eles estão convivendo em um ambiente de ensino em uma turma que tem as mesmas experiências de vida ou parecidas”.

A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, esteve presente na solenidade e expressou toda alegria da gestão.

“A nossa missão sobre a educação é isso: dar oportunidade às pessoas que estão à margem da sociedade… E hoje nós estamos aqui no Centro Pop, realizando esse sonho”.

“Essa oportunidade era algo que os nossos usuários vinham pedindo há um bom tempo… Vai ser muito importante, vamos trazê-los de volta para a sociedade”, explica Kawana Lima, coordenadora do Centro POP.

Mariana Alexandre, professora da Secretaria Municipal de Educação, aceitou o desafio de ministrar para a primeira turma da EJA para pessoas em situação de rua. Ela relatou sobre a sensação de estar participando desse sonho, que se tornou realidade por meio da prefeitura.

“É um prazer. Nós estamos iniciando essa turma aqui no Centro POP com a EJA, porque vai mostrar para a sociedade as pessoas que estão à margem e a oportunidade delas trabalharem e se formarem… É muito importante, nós estamos empenhados e graças a Deus a procura está sendo muito boa”, disse.

A professora explica ainda que a primeira turma já tem 70 matriculados, onde serão contemplados o ensino fundamental, para que no final do ano eles recebam o certificado de conclusão.

Deuzanir Cunha conta que parou de estudar quando tinha apenas 7 anos e que estava ansioso para o início das aulas. O jovem aproveitou para agradecer ao prefeito pela oportunidade.

“Eu quero ser alguém na vida, para sair da rua e ter uma oportunidade melhor. Então, essa ajuda de vocês chegou na hora certa. Eu estava esperando por isso… Estou ansioso e feliz, quero muito agradecer ao prefeito por ter dado essa oportunidade para gente”, finalizou.