Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco lança Operação Estiagem para levar água às comunidades desabastecidas

Tião Bocalom: “Continuaremos dando suporte com os caminhões pipas e levando água de qualidade” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), realizou, na manhã desta quinta-feira, 7, a solenidade de lançamento da Operação Estiagem, que visa abastecer duas vezes por semana, 64 caixas de 18 comunidades, que neste período do ano, sofrem com a falta d’água.

O prefeito Tião Bocalom explicou que a prefeitura está realizando esse trabalho de forma paliativa, mas que já vem sendo debatido um planejamento, para que haja em cada área dessas, uma estação de captação e tratamento para a distribuição.

“Até que isso não aconteça, vamos continuar dando esse suporte com os caminhões pipas, levando água de qualidade. Então, o nosso objetivo é dar pelo menos esse suporte inicial para as comunidades”, destacou.

O coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, explicou sobre o funcionamento dessa operação, que vai contemplar cerca de 2.900 famílias.

“Nós distribuímos 68 caixas nas comunidades que serão contempladas com a Operação Estiagem. Lembrando que desde o ano passado a prefeitura já presta esse socorro e estamos ampliando cada vez mais”, enfatizou.

A Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) é uma das parceiras desta iniciativa, que também contempla alguns ramais.

“Esse é um trabalho que a gente está fazendo com a Defesa Civil. Eles ficam com a parte da logística, os ramais onde serão colocadas essas caixas é com a Seagro. O prefeito tem muita preocupação de não deixar as pessoas sem água”, afirmou o secretário Eracides Caetano.

“Estou muito grato ao prefeito Bocalom, muito grato ao coronel Falcão. A gente sempre liga e é atendido. Eles estão sempre com a gente para resolver o problema”, diz Armando dos Santos, representante do Jardim Panorama.

“A importância dessa água é para matar a sede, nos dar vida, saúde e trabalho. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a prefeitura de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, Eracides Caetano e ao tenente coronel Falcão”, explica Rosemilson Araújo, representante da comunidade Maria Paiva de Moura.

Nesta primeira etapa, as 18 comunidades contempladas são: Vila Adauto Frota, Vila Manoel Marques, Ramal do Joca, Comunidade do KM/03, Ramal do Curica KM/07, Comunidade do KM 19, Jardim Panorama, Vila Santos Dumont, Vila Liberdade, Vila Maritizal, Vila Verde, Polo Estadual Nilson Josuá, Comunidade Maria Paiva de Moura, Vila Aquiles Peret, Comunidade Ramal da Castanheira, Ramal do Kairala KM/21 da Transacreana, Comunidade do Alberto KM/47 da Transacreeana e Vila União.

Estiveram presentes ao evento, os secretários municipais Joabe Lira (SMCCI), Enoque Pereira (Saerb), Jonathan Santiago (SMGA), Sheila Andrade (Semsa), Carlos Nasserala (Semeia), o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra, o Ouvidor-Geral do município, Dr. Osias Rodrigues entre outras autoridades.

Outras notícias...