Prefeitura de Rio Branco faz visita técnica ao novo espaço da DIASE

DIASE recebe visita técnica no novo endereço (Foto: Assecom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou na manhã desta terça-feira, 5, da visita técnica no novo endereço da Divisão de Atendimento Socioeducativo (DIASE).

O espaço que agora se encontra no bairro Bosque, rua Pernambuco, é referência na socioeducação para meninos e meninas. A divisão, que tem um quadro completo de equipe, após o processo seletivo de 2022, acompanha hoje aproximadamente 120 jovens de toda a capital.

A DIASE atende jovens que precisam de ajuda para a reinserção na sociedade (Foto: Assecom)

O trabalho da equipe é psicológico, social e educativo, proporcionando aos jovens oportunidades de ser reinserido na sociedade. “É muito emocionante ver as mudanças nos jovens. Todos ficamos emocionados. Acreditamos em mudanças e procuramos trazer aos jovens essa mudança”, enfatiza Rebeca Miranda, chefe da DIASE.

A promotora de justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Vanessa Muniz, explica a importância do trabalho realizado com os adolescentes e parabeniza a equipe pelo papel desempenhado. “Temos muito o que agradecer, por terem esse olhar e abraçar a causa. A infância e juventude é uma causa prioritária e a gente tem tido bastante momentos de alegria em relação a isso”, diz.

Para o diretor de assistência social, Jefferson Barroso, a expectativa é ajudar mais jovens no convívio social. “Com a orientação do MPAC, é fazer uma cooperação que realmente integre e atenda melhor os jovens que estão em semiaberto”, completa.

O jovem Samuel Assis, 18, começou a ser acompanhado pela DIASE em fevereiro e passa pela experiência de socioeducação. “Mudou a forma de pensar, agir e falar”, diz. Samuel passou no curso de música na Universidade Federal do Acre – Ufac, curso que sempre teve o sonho de fazer. “Fiz o Enem quando eu estava interno, achei que não ia passar, mas consegui a média e agora é só expectativas para evoluir”, comenta de forma alegre.

O espaço que hoje se encontra em lugar central da capital, proporciona facilidade para que os jovens possam ter acesso ao ambiente, como explica o secretário em exercício, Francisco Bezerra. “Nunca uma outra gestão teve tanto cuidado com a DIASE como o nosso prefeito Tiao Bocalom e a vice-prefeita Marfisa Galvão estão tendo. É um zelo e compromisso de melhoria nas vidas de meninas e meninos que precisam de oportunidades e incentivo”, finaliza.

Outras notícias...