Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público alinham parceria para a Assistência da Infância e Juventude

Assistência a infância e a adolescência é discutida entre Prefeitura e Ministério Público do Estado (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Na tarde dessa segunda-feira, 6, o prefeito Tião Bocalom recebeu no Auditório da Prefeitura, representantes do Ministério Público do Acre (MPAC) e secretários municipais para tratar de pautas voltadas para a assistência da infância e adolescência que foram apresentadas à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). Na ocasião, estavam presentes o procurador de Justiça Francisco José Maia Guedes e a promotora de Justiça Vanessa Muniz.
O prefeito se mostrou contente com a possível parceria e enfatizou a importância do encontro solicitado pelo Ministério Público com todos os secretários da prefeitura. “Foi fundamental pois todos se conscientizaram sobre o dever de cada secretaria, no sentido de ajudar nas políticas de amparo às crianças e adolescentes. Eu tenho certeza que dessa reunião aqui, todos os secretários saíram com uma vontade bastante grande no sentido de fortalecer cada dia mais o trabalho da Secretaria de Assistência Social (SASDH) ”, explicou.
Além disso, o procurador Francisco José Maia Guedes, ressaltou a relevância que as políticas públicas têm e quando O MPAC se antecipa a procurar os gestores para desenvolver essas políticas. “O Ministério tem essa expertise de estar com adolescentes infratores de pequena potencialidade ofensiva, desenvolvendo o programa em meio aberto de liberdade assistida e prestação de serviço em meio a comunidade e faz questão de trazer para a prefeitura essa possibilidade, para que todos possam estar com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos”.
A promotora de Justiça Vanessa Muniz falou sobre a importância de uma parceria com a prefeitura e enfatizou a necessidade da continuidade dos projetos já iniciados. “Nós trouxemos uma necessidade de os projetos que a prefeitura já têm e medidas que já são executadas possam ser realizados de uma forma mais ampla, no âmbito de todas as secretarias”, explicou a promotora.
“Eu comecei essa reunião dizendo que o Ministério Público tem se tornado um grande parceiro da Prefeitura de Rio Branco, mais diretamente com a SASDH, na medida em que os aconselhamentos deles nos levam a aprimorar o nosso atendimento. E nessa pauta, mais voltada para a criança e o adolescente, em que foi dito para todos os secretários a importância de todos participarem”, disse Francisco Bezerra, secretário em exercício da SASDH.
Participaram da reunião o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro, os secretários municipais, Joabe Lira (SMMCI), Jonathan Santiago (SMGA), Valtim José (Casa Civil), Cid Ferreira (Seinfra e Sefin), Neiva Tessinari (Seplan e SDTI), Sheila Andrade (Semsa), Nabiha Bestene (Seme), Eracides Caetano (Seagro). Além dos diretores-presidentes José Assis Benvindo (Emurb), Enoque Pereira (Saerb) e Pedro Henrique Aragão (FGB). Dos assessores especiais, Jorge Eduardo Bezerra (Assuntos Jurídicos), Ailton Oliveira (Comunicação) e Helder Paiva (Articulação Institucional) e o coordenador Municipal de Defesa Civil ten. cel. Cláudio Falcão.

Outras notícias...