
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), realiza nesta sexta-feira, 3, o sexto mega mutirão de limpeza pública de 2022, no Bairro Vitória, com reforço de 400 trabalhadores e mais de 100 máquinas e equipamentos da SMCCI.
O Vitória tem um histórico de produzir mais resíduos da capital e os trabalhos de poda feitos pela população contribuem para o aumento da quantidade de entulhos.
As ações fazem parte do programa “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, áreas verdes, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população. A expectativa é de que 700 toneladas de entulhos sejam retiradas até a finalização da ação que reúne os trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição e desobstrução de bueiros.
Essas ações também são importantes para auxiliar nos trabalhos de prevenção de doenças como: dengue, chikungunya e zika vírus, causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou que Rio Branco apresentou redução de quase 95% nos casos de dengue, o menor número registrado nos últimos anos.
O Secretário da SMCCI, Joabe Lira, destaca que o bairro Vitória por ser um dos que mais produz lixo na cidade, levando em consideração os dias normais de trabalho, a limpeza levaria em torno de 45 dias. Com o mega mutirão, os trabalhos são realizados em 10 dias. Outros bairros da capital acreana também recebem os serviços de limpeza, seguindo o cronograma da SMCCI, a intenção é atender as 10 regionais da capital acreana e os 230 bairros até outubro de 2022.
“Nós estamos trabalhando muito, das 6 horas da manhã à meia-noite para deixar a cidade cada vez mais limpa e organizada melhorando a vida das pessoas”, ressaltou Joabe.
Os moradores agradeceram todo o trabalho feito pela SMCCI. “A gente só tem agradecer ao secretário e ao prefeito Bocalom por tudo que está sendo feito aqui, essa parceria com a comunidade e a preocupação em atender aos nossos pedidos e realmente resolver as demandas da comunidade” disse Zélia da Costa presidente da Associação de Moradores.