
A SB Brasil é uma pesquisa que acontece a cada 10 anos, organizada pelo ministério da saúde. Com apoio dos estados e municípios, consiste em fazer um levantamento sobre a saúde bucal dos brasileiros.
De acordo com a responsável técnica municipal, Maria Rita, a pesquisa é realizada em 3 fases: “Primeiro é identificar as casas; Num segundo momento verificamos a faixa etária; Na terceira etapa o dentista vai em cada domicílio realizar o exame de saúde bucal”, explicou.
São 10 equipes em campo. 22 bairros contemplados, com uma estimativa de atendimento à 1.400 pessoas. Ainda segundo Maria Rita, alguns bairros já estão na fase de atendimento.
“A relevância desse trabalho se dá devido à baixa cobertura de saúde pública bucal. Fazemos um levantamento de como está a saúde bucal da população, com isso a gente pode conseguir, futuramente, que seja adquirido mais equipes para atender a população de Rio Branco. A nossa cobertura hoje é baixa, temos uma média de 26 a 27% unidades básicas com dentista, e aí a intenção é que aumente isso”, concluiu Maria Rita.