
A Prefeitura de Rio Branco, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal reuniram-se nesta quinta-feira, 02, para a renovação do termo de cooperação para ações de combate, fiscalização e prevenção contra incêndios ambientais.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom afirma que a prefeitura se coloca à disposição pela causa. “É claro que o combate às queimadas é fundamental, a prefeitura vai estar principalmente educando para evitar as queimadas, mas a gente sabe que vamos ter muitos problemas pela frente como sempre tivemos. Nós precisamos trabalhar juntos: bombeiros, defesa civil do estado e do município, com as nossas secretarias, no sentido de minimizar os impactos do próximo verão”, enfatizou o prefeito.
Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, Ten Cel Cláudio Falcão a reunião se tratou de uma extensão do plano de contingência apresentado, nesta quinta-feira, pela Defesa Civil Municipal. “O corpo de bombeiros sempre é um parceiro número um no combate as queimadas e aos incêndios. Então nós viemos no gabinete do prefeito para fazermos um termo de ajuste entre corpo de bombeiros e a prefeitura, por meio da defesa civil municipal e semeia, para a partir de agora atuarmos ainda mais em conjunto, inclusive pontuando, mapeando as ocorrências que são atendidas pelo corpo de bombeiros que será fornecido esse documento para a prefeitura, da mesma maneira nós levaremos em contrapartida informações da prefeitura e da semeia para o corpo de bombeiros, é uma parceria mútua”, explicou Cláudio Falcão.
“A gente está tentando tornar o corpo de bombeiros através desse termo de cooperação, como se fosse um braço fiscalizador dentro da área metropolitana e rural do município de Rio Branco. Isso aí é uma forma de otimizar os serviços e aumentar a capilaridade”, destacou o Charles Santos, comandante do Corpo de Bombeiros.