
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou nesta quinta-feira, 2, no auditório da Uninorte a chegada do medicamento Nimesulida, que estava em falta na rede básica de saúde, assim como a chegada das fitas para testes de glicemia e aparelhos para medição sanguínea.
O anúncio foi feito pela secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade que disse estar muito feliz da prefeitura de Rio Branco poder suprir a falta e tornar novamente possível o uso da Nimesulida, que é um medicamento muito importante para a rede pública de saúde e que sua falta estava sendo muito cobrada pelos pacientes.
De acordo com a secretária, a partir de hoje, especificamente nas URAPS estarão disponíveis o medicamento para quem necessitar e ressaltou sobre esse encontro ao qual foi convidada, que é o Integra, no qual está sendo discutido em nível federal, estadual e municipal a falta de insumos nos laboratórios.
Segundo Sheila é uma discussão que vai trazer algumas respostas e soluções para a falta desses medicamentos.
“Nós fizemos de tudo e, graças a Deus, tivemos a resposta dos nossos fornecedores e hoje nosso estoque é para 4 meses, porém já tomamos atitudes e foram emitidas novas autorizações pra que eles já vão se preparando e nosso estoque não acabe em nosso Município”, explicou.
A secretária ressaltou ainda a chegada das fitas para testes de glicemia e aparelhos para medição sanguínea depois de uma fase complicada de licitação dos insumos desse material médico hospitalar.
“Quem precisa monitorar diariamente a sua glicose, a prefeitura já recebeu a carga completa dos novos aparelhos e as fitas de glicemia e hoje já serão distribuídas nas URAPS. Quem é paciente também e quem ainda não atualizou seu cadastro, atualize dentro das unidades. Estaremos seguindo a ordem de nosso prefeito Tião Bocalom, de não deixar faltar medicamento e trazer dignidade a todos os rio-branquenses”, concluiu Sheila Andrade.