A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na tarde de sábado, 28, uma caminhada de conscientização no Lago do Amor.
O local foi escolhido devido ao grande número de pessoas que frequentam o espaço, principalmente com crianças e adolescentes, visando alertar aos pais e parentes no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A atividade foi coordenada pela equipe de Direitos Humanos, com o secretário adjunto SASDH, Francisco Bezerra, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Assistência Social (Creas), o Núcleo de cidadania de adolescentes (Nuca) do município, que realiza atividades orientadas pela equipe do Selo UNICEF, o Departamento de Políticas para Mulheres e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Durante o mês de maio foi intensificada a sensibilização e a conscientização em todas as regionais de Rio Branco, todos os CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares, com ações fortalecendo a Campanha Maio Laranja.
Segundo a Diretora de Direitos Humanos da Prefeitura, Rila Freze o objetivo foi alcançar o maior número de pessoas possível, conscientizar que, é dever da família, da sociedade e do Estado. “Precisamos assegurar às criança e aos adolescentes, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer e à profissionalização, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária. Além disso precisamos colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, conforme está no Artigo 227 da Constituição Federal de 1988”, enfatizou.