Cras Cidade Nova e Calafate realizam ação em alusão à campanha Maio Laranja

 

Ação do Maio Laranja é realizado nos CRAS Cidade Nova e Calafate (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Cidade Nova e Calafate, realizaram nessa sexta-feira, 27, uma ação em alusão à campanha Maio Laranja.

No Cras Cidade Nova, foi realizado pela parte da manhã diversos serviços de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Saúde Eduardo Assmar, esteve presente com aplicação de vacinas contra influenza e covid-19. A equipe realizou também testes rápidos e verificação de pressão arterial (PA).

Além das aplicações de vacinas, o serviço mais procurado durante o dia foi a primeira e segunda via do Registo Geral de Identidade (RG), em parceria com a Polícia Civil.

Serviço mais procurado foi a retirada da primeira e segunda via do RG (Foto: Assecom)

“Percebemos que muitas pessoas precisam renovar os documentos de RG e o agendamento para esse serviço é demorado e muitos reclamam, então estamos trazendo essa facilidade’’, explica Aldenira, coordenadora do Cras.

Serviços de atualização e inclusão do Cadastro Único (CadÚnico), assistência social, psicóloga, palestra de higiene bucal e nutricionista, também fizeram parte dos atendimentos ofertados.

O Cras Calafate realizou, na parte da tarde, uma palestra de conscientização contra a exploração e o abuso infantil e  homenageou a dona Maria, frequentadora do Cras e que tem nove filhos.

As atividades de conscientização são importantes para que seja combatido a exploração sexual em crianças e adolescentes, como informou o supervisor do Cras Wellinton Sales. “Estamos trabalhando essa campanha o mês todo, com panfletagem, grupo de fortalecimento de vínculos, orientações e outros. É muito importante trabalhar isso na assistência, estamos trabalhando na ponta da comunidade, levando a campanha para todos”, finaliza.