Prefeitura de Rio Branco realiza Fórum para o combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Alberto Dalacosta: “É um crime silencioso, onde a sua maior abrangência é no ambiente familiar” (Foto: Felipe Freire/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, realizou, nesta sexta-feira, 27, o 1° Fórum Faça Bonito, no auditório do Palácio do Comércio, na Avenida Ceará. O Fórum faz parte das atividades referentes ao Maio Laranja, mês é dedicado ao enfrentamento, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Socorro Martins, coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a importância do evento. “É de extrema importância, para que a gente chame a atenção da população para essa temática que tem tomado proporções grandes no nosso país”, enfatizou.

“Ter um Fórum como este, na cidade de Rio Branco, é dizer que estamos atentos a esses abusos que acontecem. Trazer a rede, Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social, é a mesma forma de dizer: vamos fazer um pacto e andar juntos, vamos fazer essa rede funcionar”, explicou Ari Oliveira, conselheiro tutelar de Rio Branco.

O responsável pela Delegacia de Menor Vítima, delegado, Alberto Dalacosta, participou do Fórum e relatou que, muitas vezes o abuso contra a criança vem da própria família, ocorre dentro de casa.

“É um crime silencioso, onde a sua maior abrangência é no ambiente familiar, e isso causa um silêncio entre os familiares, a criança também fica inibida, porque quando um adulto sofre algum tipo de crime, ele consegue se defender, procurar um apoio. A criança, o apoio seria os pais, ou algum parente, e são essas pessoas que causam o abuso sexual ou qualquer outro tipo de violência. E esse tipo de Fórum contribui muito para fortalecer, cria uma consciência coletiva, para que todos possam se empenhar no combate, porque a criança não tem voz”, finalizou.