
148 alunos de 4º e 5º anos da Escola Municipal Ilson Ribeiro, no Calafate, receberam na manhã desta sexta-feira, 27, tablets da marca Samsung para auxílio nos estudos e 18 professores da escola receberam notebooks para auxiliar no ensino pedagógico profissional.
“Isso é a valorização que nós estamos dando aos nossos professores, às nossas crianças, e claro a educação do município. É um marco histórico”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene.
Alaíne Barbosa, diretora da escola, fala sobre os problemas enfrentados pelos alunos. “A dificuldade maior aqui do nosso público é o acesso à internet. Então muitos alunos não participavam das aulas pelo fato de não terem internet em casa, não ter celular próprio, e os pais saiam para trabalhar e eles ficavam sem esse equipamento para participar das aulas. Aí nesse retorno, com esse recebimento desses equipamentos tecnológicos, a gente acredita e sabe que esse ensino consegue ser recuperado”, destacou.
De acordo com o suporte de tecnologia da informação da secretaria de Educação, tratam-se de equipamentos leves, rápidos, com tela de led, material resistente e tecnologias atuais de processamento. Kelly Cristina, professora da rede municipal há 23 anos sente que seu trabalho agora é reconhecido.
“Nunca tinha acontecido isso. Estou me sentindo valorizada. É primeira vez que a gente tem algo do tipo e a tecnologia é muito importante para a educação. Vai me ajudar nos meus planejamentos, nos meus recursos, nas minhas pesquisas. Vai facilitar o meu trabalho pedagógico”, explicou Kelly Cristina.
“A expectativa agora é que a gente possa avançar na educação, porque não dá mais para regredir. A medida que nós passamos pela pandemia muita coisa se perdeu, e aí é um instrumento para manter os alunos conectados e para que eles possam ter mais acesso à informação, que possam se desenvolver melhor e recuperar tudo isso que foi perdido durante esse período”, disse Raquel Melo, professora pedagoga do 5º ano.

Assicléia Moreira, mãe da pequena Lindalva Lorrane, aluna no 5º ano, se emocionou durante a entrega do tablete e falou sobre a dificuldade enfrentada pelos filhos para estudar durante o período pandêmico. “Não dava porque é um celular para todos os alunos lá em casa. Lá em casa são 6 que estudam. Ia na escola pegava os papeis, fazia e devolvia na escola de novo, mas online não dava não. Agora vai ajudar”, concluiu.