
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom inaugurou nesta sexta-feira, 20, mais uma Academia da Saúde. Desta vez, foram contemplados os moradores da Vila Albert Sampaio, às margens da BR-364.
Situada nas dependências da Urap Francisco Augusto Vieira Nunes, a “Bacurau”, a academia dispõe de equipamentos como barras, mesas para abdominais, flexões, entre outros.
Na ocasião, o prefeito Tião Bocalom aproveitou para visitar a Unidade de Saúde que passou uma reforma. Recebeu pintura interna e externa, revestimento e manutenção da cobertura e a instalação de uma porta de vidro. Um investimento de R$ 233 mil e 255 reais. Na unidade cumprimentou servidores e a população.
“Algumas das pessoas que moram aqui têm problemas físicos em função da hanseníase, então essa é uma oportunidade de elas poderem se exercitar para melhorar seu condicionamento”, disse o gestor.
A Vila Albert Sampaio foi formada por ex-pacientes de hanseníase que deixavam a Colônia Souza Araújo. O bairro guarda uma triste história de segregação, que felizmente já foi superada.
O presidente da comunidade, Adalcimar Pereira Souza, que faz parte da diretoria do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), celebrou a instalação da academia.
“Veio na hora certa, porque a gente estava precisando. Favorece muito a comunidade, especialmente nossos idosos e pessoas com problema na coluna. É um grande avanço”.
A coordenadora da Urap Bacurau, Sirlene Soares Barros, destaca os benefícios das atividades físicas para a saúde. “É essencial para ter uma vida mais saudável, melhorar o colesterol, a glicose, a temperatura e a pressão arterial”.