
Sempre com a preocupação de melhorar o ensino da rede pública municipal, a Prefeitura de Rio Branco recebeu na manhã desta terça-feira, 17, uma visita do vice-presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre, o professor Edileudo Rocha, que veio agradecer ao prefeito pelas vantagens concedidas durante as negociações entre educação e município.
De acordo com o vice-presidente, a gestão sempre recebeu a equipe de negociação com muito respeito. “Durante os 4 meses de negociação fomos muito bem recebidos pela equipe do prefeito e todas as nossas proposições em relação aos professores foram acatadas. Nós não podemos, hoje, tratar um processo de negociação num debate no meio de rua, aos gritos com panela. O processo do diálogo é aquele que dá resultado”, afirmou Edileudo.
Alguns dos quesitos colocados pela classe, aceitos pelo município foram: o pagamento em duas parcelas (uma delas agora em maio), retroativo a janeiro; piso salarial elevado em nível nacional, mais 25% acima desse piso; a garantia de não mexer nas pós e mestrados e algumas mudanças nas regras de promoção.
Para o prefeito, Tião Bocalom, o sucesso das negociações se deve principalmente à postura tomada pelo Sindicato.
“O Sinproacre foi o primeiro sindicado a sentar direitinho na mesa e dizer para a gente, o que a gente combinou está ótimo. Vamos cumprir e como de fato foi. Então, não tenho dúvidas que o Sinproacre foi um grande parceiro aqui da prefeitura nessas discussões, para a gente fazer as correções que deveriam ser feitas dentro do salário dos professores”, salientou o prefeito.
Também participaram da reunião o Secretário Municipal da Casa Civil, Valtim José e o Assessor de Articulação Institucional, Helder Paiva.