O Parque Ambiental Chico Mendes apresentou ao público, na manhã desta quinta-feira, 7, suas duas novas “moradoras”. Trata-se de duas filhotes fêmeas de onça pintada, que foram resgatadas no município de Sena Madureira e doadas ao Parque pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap / ICMBIO).
As onças, que foram batizadas de Maiara e Maraísa, chegaram ao Parque Chico Mendes em dezembro de 2021 e ficaram recebendo todos os cuidados necessários no setor de triagem. Elas não têm condições de serem devolvidas ao habitat natural, em decorrência de terem sido resgatadas ainda muito novas e, portanto, não sabem caçar e se proteger na floresta. Como explica o médico veterinário Dr. Paulo Dias, um dos responsáveis pelas felinas, desde que elas chegaram ao Parque.
“Infelizmente elas não têm condição de soltura, provavelmente elas ficarão sob os nossos cuidados aqui. Elas vieram muito novas, não sabem caçar, não tem condição nenhuma de soltá-las”.
A gerente do Parque Chico Mendes, Joseline Guimarâes, falou sobre a alegria em receber as novas “moradoras”. “Estamos em festa. Há muito tempo estávamos sem onça-pintada e o Parque faz parte de um plano de ação de conservação das onças-pintadas”.