A Prefeitura de Rio Branco, desde que interviu e assumiu temporariamente o sistema de Transporte Coletivo da capital acreana, em janeiro deste ano, busca levar melhorias e dignidade aos rio-branquenses que utilizam o transporte público. O sistema está defasado há anos, e causa transtornos aos usuários. Após a intervenção, a gestão contratou emergencialmente uma nova empresa de transporte e adquiriu novas frotas para suprir as necessidades das linhas.
Com o retorno das aulas presenciais na Universidade Federal do Acre (Ufac), previstas para segunda-feira, 21, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), ampliou a frota de ônibus para os bairros Tucumã e Universitário, como também o retorno das linhas Ufac.
A linha 501, sentido Terminal Tucumã, via Avenida Ceará, opera com três ônibus e, a partir de segunda-feira, vai ter o acréscimo de mais três, nos horários de pico. Já a linha 901, Ufac/Rodoviária, que atualmente possui um ônibus, vai ter o acréscimo de mais um// Além dessas, a linha 707, IFAC/Universidades, que estava desativada desde o início da pandemia do novo coronavírus será retomada.
Richard Brilhante, representante dos estudantes de ensino superior do Conselho de Transporte, agradeceu e parabenizou a gestão Bocalom pela atenção e cuidado com toda a categoria. “Nós parabenizamos a RBTrans e a Prefeitura de Rio Branco que, nesse momento conturbado do transporte público, não só no Acre, mas no Brasil, com um déficit muito grande, tem olhado mais atentamente para os estudantes e investindo, aumentando nossa frota em mais de 5 ônibus, reativando a linha Ufac/Universidades, que estava desativada. Para nós é um momento de muita alegria” parabenizou o representante dos estudantes.
Danilo Lopes, diretor do Diretório Central dos Estudantes da Ufac, explicou que existem cerca de 6 mil alunos que estudam na universidade e a grande maioria utiliza o Transporte Coletivo para ter acesso ao local. Segundo ele, é muito importante esse compromisso assumido pela gestão em prol dos alunos. ”O fluxo de estudantes vindo para a Ufac impacta não só para a comunidade acadêmica, mas de todo o sistema de transporte, pois vem estudantes de todos os cantos da cidade. A expectativa é que esse compromisso assumido pela RBTrans melhore o serviço que vai ser ofertado a partir de segunda-feira”, disse o diretor.
Além de melhorar a frota de ônibus, a Prefeitura, por meio do Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb), está realizando a renovação do passe estudantil dos alunos na sede da universidade. Segundo Randerson Braña, interventor do Siturb, a renovação vai permanecer das 07h às 17h, no Centro de Convenções da Ufac, durante o sábado e domingo. “ A gestão do nosso prefeito Bocalom tem esse objetivo sempre. Estamos em sede de intervenção, e por isso, nesse viés de atendimento e melhorias, estamos fazendo e colaborando com todos os alunos”, disse o interventor do Siturb.
Clendes Vilas Boas, diretor de Transportes da RBTrans, explicou que toda a operação será monitorada pela divisão de controle operacional, e se houver uma demanda maior de alunos, a oferta também será maior, tudo para levar mais qualidade de atendimento aos estudantes. “A gestão Bocalom veio para fazer a diferença, o Bocalom veio com coragem de enfrentar e modernizar o sistema em detrimento a melhoria do atendimento para a população e o usuário do transporte público”, explicou o diretor de transportes.