Prefeito de Rio Branco acompanha saída de barcos do Programa Itinerante em Saúde que vão atender os ribeirinhos

ITINERANTE SAUDE 15.03 20
135 mil atendimentos devem ser realizados no Itinerante de saúde (Foto: Felipe Freire/Assecom)

Levar saúde e dignidade, não só aos moradores da capital acreana, mas também aos locais de difícil acesso, como ribeirinhos e moradores da zona rural, são algumas das prioridades do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Na manhã desta terça-feira, 15, o prefeito, a secretária Municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade e o Assessor Especial de Articulação Institucional, Helder Paiva, acompanharam a saída dos barcos que irão percorrer mais de 50 comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Acre. A ação faz parte do Programa Itinerante em Saúde.

Ao todo 12 barcos, divididos entre barcos grandes, voadeiras e batelões transportaram mais de 62 profissionais, entre médicos, dentistas, técnicos em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de controle de zoonose e todo o corpo de apoio, que levarão saúde aos ribeirinhos.

A estimativa é que sejam realizados ao todo mais 135 mil atendimentos no Itinerante de saúde, que tem data prevista de retornar para a capital acreana no dia quinze de abril, percorrendo durante um mês as comunidades isoladas. Sheila Andrade ressaltou que a ação é de suma importância. “Estamos levando não só os atendimentos, mas também medicamentos, vacinação, vacinação antirrábica para os animais domésticos, para podermos levar saúde e qualidade a todos. Essa é uma ação importante, devemos ter esse cuidado não só com os ribeirinhos, mas com a população da zona rural. A ação ribeirinha começa hoje, assim que terminar a ação, nós iniciaremos os itinerantes na zona rural para levar saúde a quem mais precisa”, ressaltou a secretária.

O itinerante, durante esses 30 dias, passará por 11 pontos de apoio para atendimentos, ofertando todos os serviços da Atenção Básica. Os pontos de apoio são:
– Projeto de Assentamento Barro Alto
– Projeto de Assentamento Cajazeira
– Reserva Cumaru
– Comunidade Assembleia de Deus
– Colocação Buriti
– Reserva Centro de Florestania
– São Francisco do Espalha
– Fazenda E Passagem
– Projeto de Assentamento Oriente
– Seringal Macaúba
– Seringal Macapá

Tião Bocalom destacou que o principal objetivo da gestão é levar qualidade de vida, saúde e dignidade a todos. “Os ribeirinhos são um povo que, em certo período do ano, ficam sem rio para navegar e sem ramal para poder sair. É um trabalho que será feito ao longo dos rios e também dos Igarapés. Isso vai com certeza levar dignidade a população que mora na beira do rio. Muitas vezes, eles se privam da saúde, pois não podem sair. Moram em distâncias grandes e para vir até a cidade demora. Esse trabalho que a nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje vai continuar levando dignidade a essa população que também merece”, enalteceu o prefeito.

Outras notícias...